
Computadores e smartphones do brasileiro, mais os produtos adquiridos na loja, apreendidos pela polícia (Nagoya TV)
Na quarta-feira (27), a polícia de Aichi informou sobre a prisão do brasileiro ドス・サントス・チアゴ・エンリケ, 39, dito web designer, residente em Chiryu.
É suspeito de fraude, pois teria obtido lentes de contato coloridas e outros produtos, no valor de 8.162 ienes, usando os pontos de uma mulher de Osaka, em uma loja em Tenpaku-ku, cidade de Nagoia, por volta das 15h30 de 21 de agosto deste ano.
De acordo com a Divisão de Controle de Crimes Cibernéticos da Polícia de Aichi, o brasileiro teria acessado essas informações pessoais do smartphone da vítima por meio do phishing.
A polícia encontrou informações confidenciais de mais de 100 pessoas nos computadores do brasileiro, por isso, a investigação continua para verificar se pode ter cometido outros cibercrimes.
“Comprei essa conta de outra pessoa em um site. Não há problema em usá-la”, teria dito o brasileiro, negando o motivo de ser preso.
No entanto, a polícia informou que ele obteve as informações pessoais da mulher num site obscuro e hackeou o eSIM do telefone celular dessa mulher, a vítima, incorporando-o ao SIM de seu smartphone, usando os pontos para pagamento fraudulento. No Japão é raro alguém ser acusado de hakear um eSIM, disse a polícia.
Fontes: Chunichi, Yomiuri e Nagoya TV