
A chinesa foi presa em sua casa, na cidade de Inzai, Chiba, pouco depois das 7h30 (MBS)
Na quarta-feira (20) a chinesa 張影, 28 anos, residente na cidade de Inzai (Chiba), foi presa pela suspeita de contrabando de 28 quilos de uma pera específica e nativa da China.
Segundo o levantamento da polícia de Osaka, esse tipo de pera foi encontrada em uma loja na cidade de Higashi Osaka, cujo dono é chinês. Ele encomendava essa fruta através de uma das redes sociais e fazia o depósito do pagamento em uma conta bancária dessa chinesa que foi presa. Além dessa loja, a polícia encontrou essa fruta em outras do país.
Essa importação ilegal teria ocorrido em novembro do ano passado e a chinesa é vista como líder de um grupo de contrabando dessa pera nativa. As caixas chegavam por correio.
A importação é proibida pois oferece risco de infestação de pragas como Cydia pomonella e Bactrocera dorsalis, as quais não existem no Japão. Essas pragas põem ovos nos frutos e folhas de peras e outras frutas e as larvas comem os frutos.
De acordo com a Estação de Proteção Vegetal, não houve relatos de danos causados por pragas relacionadas a este contrabando.
Fontes: MBS e NHK