O que os passageiros consideram importantes na hora de escolher a companhia aérea para viajar? Essa foi uma das perguntas feitas pela empresa de pesquisa americana J. D. Power Japan para avaliar o nível de satisfação em relação a elas.
A pesquisa foi realizada de forma online em meados de junho. Foram avaliadas respostas de 4.470 pessoas, com idade entre 18 e 74 anos, que fizeram voos domésticos no ano passado.
Segundo a empresa de pesquisa, os elementos que têm maior impacto na satisfação geral são a “tripulação de voo”, como o piloto e comissários de bordo; seguidos de “instalações/serviços de bordo” e “procedimentos de check-in/manuseio de bagagem/embarque”.
Dos entrevistados, 20% sofreram atraso (com mais de 15 minutos na partida ou na chegada) em relação ao horário programado. Isso mostrou que os passageiros que enfrentam atrasos nos voos tendem a ter níveis mais baixos de satisfação geral.
Por outro lado, tornou-se claro que os níveis de satisfação sobem um índice médio quando o pessoal de terra e os comissários de bordo fornecem explicações adequadas sobre os atrasos. Mesmo quando isso ocorre, parece que o fornecimento de informações adequadas pode evitar uma queda significativa na satisfação.
Ranking das companhias aéreas do Japão com maiores índices de satisfação
Na classificação de satisfação do cliente, os clientes entrevistados, definiram o ranking das companhias aéreas.
As 3 últimas ficaram abaixo da média de 701 pontos. Veja o ranking, independente de serem low cost carrier (LCC) ou não.
- 8.º: Peach com 648 pontos
- 7.º: Jetstar com 649 pontos
- 6.º: Solaseed Air com 688 pontos
- 5.º: Air Do com 703 pontos
- 4.º: JAL com 705 pontos
- 3.º: ANA com 709 pontos
- 2.º: Skymark com 715 pontos
- 1.º: Star Flyer com 729 pontos
As duas primeiras colocadas – Skymark e Star Flyer – são LCC, cuja imagem de apenas “baratas” certamente mudará porque as pessoas que participaram da pesquisa apontaram as melhores classificações em relação à tripulação, a facilidade na reserva, na hora do check-in e nos procedimentos de embarque.
Fonte: divulgação