Uma variedade de cogumelo, o Podostroma cornu-damae, chamado de Kaentake em japonês, extremamente tóxico, o qual pode causar irritação na pele se tocado e até a morte se ingerido, foi encontrado na cidade de Oyama (Shizuoka).
A prefeitura de Oyama divulgou a informação na página web para que os cidadãos tomem cuidado para não tocá-lo, tampouco recolhê-lo e comer, se o encontrarem.
Segundo informações da prefeitura, no final de agosto, um alpinista que estava escalando o Monte Tateyama na cidade fez contato informando que os encontrou crescendo no cume da montanha.
Foram encaminhados especialistas para verificação e encontraram esse cogumelo tóxico também no sopé da montanha, na entrada da trilha, todos recolhidos por questões de segurança.
O cogumelo altamente tóxico Podostroma cornu-damae costuma aparecer em tufos no solo nas florestas, desde o fim do verão ao outono. Como tem uma aparência atraente, de cor que varia do laranja escuro ao vermelho, quem não sabe do que se trata pode ficar tentado a tocá-lo.
No ano passado, esse perigoso cogumelo foi encontrado nas cidades de Shizuoka e Fuji.
“Sintomas como febre, calafrios, vômitos, diarreia, dor abdominal e dormência nas mãos e pés ocorrem 30 minutos após a ingesta. Dois dias depois, pode causar a morte devido a insuficiência gastrointestinal e distúrbios dos nervos cranianos, como enfermidade do movimento devido à atrofia cerebelar”, explica o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) em sua página web.
No ano 2000 uma pessoa morreu pela ingesta desse cogumelo.
Fontes: FNN e MHLW