Um homem na faixa dos 30 anos, cujo nome não foi divulgado, de Koda (Aichi), quase morreu por ter comido o cogumelo venenoso Russula subnigricans Hongo (ニセクロハツ) que encontrou na cidade e colheu.
Ele disse que, sem saber, preparou o cogumelo no curry e comeu no jantar de 10 de agosto. Passada meia hora e durante toda a noite teve dor de cabeça, vômito e diarreia, e teve que ser socorrido no hospital.
Chegou a ficar em estado grave, com perda de consciência e parada cardíaca, mas se recuperou e já não corre risco de vida.
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), sintomas como vômitos e diarreia aparecem de 30 minutos a algumas horas após a ingestão desse cogumelo potencialmente venenoso. Passadas cerca de 18 a 24 horas, a pessoa passa a ter dificuldade para respirar, por isso, pode morrer.
O homem relatou que foi a primeira vez que colheu cogumelos silvestres. O governo da província de Aichi pede à população que jamais toque, colha e coma cogumelos encontrados nas matas e florestas.
Fontes: Tokai TV e Nagoya TV