Um menino de 1 ano e 4 meses morreu após ser exposto a uma rara “ameba comedora de cérebro” em um splash pad de um country club localizado em Little Rock, em Arkansas, nos EUA.
De acordo com uma declaração divulgada por autoridades do Departamento de Saúde do Arkansas (ADH) na quinta-feira (14), a criança contraiu a infecção por Naegleria Fowleri, que “destrói o tecido cerebral, causando edema e, em certos casos, morte”.
O menino morreu em 4 de setembro após passar alguns dias no hospital, confirmou na sexta-feira (15) ao site do CNN o médico legista do Condado de Pulaski, Gerone Hobbs.
Amostras do splash pad e de uma piscina nas proximidades foram inspecionadas e testadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e foi determinado que a exposição da criança à ameba se originou da amostra do splash pad, visto que Naegleria Fowleri viável foi encontrada nela.
Após o incidente, o Country Club Little Rock fechou sua piscina e splash pad, enquanto o ADH determinou que “não há risco contínuo ao público relacionado à exposição”.
A Naegleria Fowleri é um organismo vivo unicelular que encontrado no solo e em locais de água doce e quente como lagos, rios e águas termais, de acordo com o CDC.
Ela pode ocorrer em splash pads e em piscinas se os níveis de desinfecção não são apropriados e há contaminação de solo presente.
Os sintomas variam de fortes dores de cabeça, náusea, febre e vômitos, chegando a convulsões e coma, e eles tipicamente podem aparecer cerca de 5 dias após a infecção.
Fonte: The Independent