O Google Pixel da Alphabet está desgastando a dominância do iPhone no Japão, visto que o dispositivo da Apple fica mais caro, encontrando sucesso após anos de fracasso.
Os telefones da Google contaram por um recorde de 12% de participação no Japão no trimestre de junho, seis vezes em comparação há 1 ano, de acordo com dados do Counterpoint Research. Durante o mesmo período, a participação de mercado do iPhone caiu para 46% dos 58% um ano antes.
O Japão é uma arena principal para as duas empresas do Silicon Valley, visto que a terceira maior economia do mundo é um amplo mercado para software móvel e games. O iPhone tem sido dominante no Japão e nos EUA e seu declínio neste verão foi a primeira vez que ele comandou menos da metade do mercado japonês em 2 anos.
A desvalorização do iene fez com que a Apple aumentasse os preços do iPhone no Japão antes do de suas recentes subidas de preços, e o custo do aparelho está provando ser um impedimento notável, em um momento quando os dispositivos mais recentes não oferecem novos recursos essenciais.
“Usuários no Japão estão ficando mais práticos”, disse o analista Tom Kang da Counterpoint em uma entrevista em Seul. “Há agora mais oportunidades para alternativas. Temos visto um pouco de crescimento da Sony e de algumas outras marcas, mas para o Google foi mais impressionante”.
“O Japão está se tornando um centro de transbordo para aparelhos Google Pixel”, disse Kang. “Então o iPhone está sofrendo em decorrência do iene fraco e o Google está se beneficiando disso”.
“O preço está se tornando um fator importante”, disse Kang. “A lealdade à Apple e ao iOS é bem maior do que para o Android, eu diria, mas os dispositivos Android sempre têm vantagem no preço”.
O Google deve lançar sua geração mais recente do Pixel em um evento na quarta-feira da semana que vem.
Fonte: Taipei Times