O Japão e o Canadá assinaram um memorando de cooperação para garantir fornecimentos sustentáveis de principais componentes de baterias para veículos elétricos (VEs).
O ministro do Comércio do Japão, Yasutoshi Nishimura, assinou o memorando na quinta-feira (21) durante uma visita à capital canadense, Ottawa.
A competição está se aquecendo para minerais usados em baterias de VEs como níquel, cobalto e lítio e o Canadá tem grandes reservas desses elementos.
O memorando diz que os dois países vão cooperar se uma emergência ameaçar redes estáveis de fornecimento de minerais fundamentais.
O Japão fornecerá suporte financeiro e tecnológico para exploração de recursos de principais minerais.
Os dois lados também concordaram em apoiar publicamente companhias japonesas que querem construir plantas de produção de baterias no Canadá.
Nishimura disse aos repórteres que a proximidade geográfica do Canadá com os EUA, gigante do mercado de automóveis, torna isso favorável.
“Esperamos que a indústria relacionada a armazenamento de bateria do Japão vai se desenvolver de forma significativa através de cooperação mais profunda com o Canadá. Também esperamos que ambos os países liderem o mundo ao alavancar a capacidade de tecnologia do Japão nesses novos campos”, disse Nishimura.
O ministro disse que ele teve a intenção de encorajar mais investimento no Canadá de companhias japonesas.
Fonte: NHK