O verão do Japão neste ano teve sua temperatura média mais alta desde o início dos registros há 125 anos, disse em 1º de setembro a agência de meteorologia do país.
“No verão de 2023, a temperatura média no Japão foi consideravelmente mais alta no norte, leste e oeste do arquipélago. Temperaturas médias no Japão são as mais altas para o verão desde 1898”, disse a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Com base em medições de temperatura em 15 locais no país de junho a agosto, a variação de temperatura média foi de +1.76C, disse a AMJ. Isso excedeu o registro anterior de +1.0.8C em 2010.
Entre 16 de julho e 23 de agosto, registros de temperatura máxima foram quebrados em 106 dos 915 locais de monitoramento em todo o Japão, disse.
Em agosto, o Japão registrou o dia mais quente do ano quando a temperatura alcançou os 40ºC na província de Fukushima. O país registrou suas temperaturas médias mais quentes de julho em mais de 100 anos.
“Os riscos da mudança climática estão bem na nossa frente”, disse Yasuaki Hijioka, vice-diretor do Centro para Adaptação de Mudança Climática no Instituto Nacional de Estudos Ambientais, ao Associated Press.
Fonte: The Independent