O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar decidiu não estender o programa especial de isenção para vacinas da covid-19 sob a Lei de Imunização do Japão, que expira no fim de março de 2024.
O sistema especial, o qual permite que os custos das vacinações sejam cobertos integralmente por fundos estatais, deve terminar e uma decisão será finalizada após debate por um comitê do ministério da saúde.
Para pessoas sob alto risco de desenvolver sintomas graves, como aquelas com idade igual ou superior a 65 anos, o ministério está considerando designar as vacinas como “inoculações rotineiras” junto com as sazonais contra influenza e administrá-las uma vez no outono e outra no inverno, com uma parte do custo coberta por um subsídio do governo.
Alguns governos locais vão subsidiar os custos diretos para as inoculações de rotina.
Enquanto isso, as vacinações serão voluntárias para aqueles com idade inferior a 65 anos, os quais provavelmente terão que pagar o custo integral para serem vacinados.
O status legal da covid-19 foi rebaixado para categoria 5 sob a lei de controle de doenças infecciosas em maio deste ano.
O comitê de especialistas do ministério discutirá a política para o ano fiscal de 2024 baseado no fato de que não há sinais de um aumento na taxa de casos graves da subvariante XBB da ômicron, que se tornou dominante.
Na primavera e verão deste ano, vacinações foram administradas a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos com comorbidades e sob alto risco de desenvolver sintomas graves, e profissionais da saúde.
As inoculações de outono e inverno, que atualmente estão disponíveis para pessoas de todas as idades, terão início em 20 de setembro.
Fonte: Mainichi