Medicamento anticovid pode ter levado a mutações no vírus, diz estudo

O molnupiravir foi um dos primeiros tratamentos durante a pandemia para prevenir que covid-19 se tornasse mais grave.

A pílula antiviral molnupiravir da Merck foi um dos primeiros tratamentos contra Covid lançados durante a pandemia (banco de imagens)

Um medicamento anticovid amplamente usado no mundo pode ter causado mutações no vírus, disseram pesquisadores na segunda-feira (25), mas não há evidência que as mudanças levaram a variantes mais perigosas.

Publicidade

A pílula antiviral molnupiravir da gigante farmacêutica Merck foi um dos primeiros tratamentos lançados durante a pandemia para prevenir que a covid-19 se tornasse mais grave em pessoas vulneráveis.

O medicamento, que é administrado oralmente ao longo de 5 dias, funciona principalmente ao criar mutações no vírus com a meta de enfraquecê-lo e exterminá-lo.

Entretanto, um estudo liderado pelo Reino Unido mostrou que o molnupiravir “pode dar origem a vírus significantemente mutantes que continuam viáveis”, disse o autor líder Theo Sanderson à agência de notícias AFP.

Sanderson, geneticista no Instituto Francis Crick de Londres, enfatizou que não há evidência que o “molnupiravir até agora criou vírus mais transmissíveis ou mais virulentos”.

Nenhuma das variantes que se espalhou no mundo foi devido ao medicamento, acrescentou ele.

Para o estudo, que foi publicado no jornal Nature, os pesquisadores examinaram bases de dados de mais de 15 milhões de sequências de genomas da SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença covid-19.

Os pesquisadores usaram esses dados para rastrear mudanças em como o vírus sofreu mutação durante a pandemia, encontrando sinais de uma “assinatura mutacional” particular em pacientes os quais eles acreditam estar ligada ao molnupiravir.

Em 2022, quando o medicamento foi prescrito em altos números, houve um aumento significativo em pacientes que tinham essa assinatura mutacional, descobriu o estudo.

Essa assinatura foi mais comumente encontrada em países onde o medicamento foi prescrito de forma ampla como EUA, Reino Unido, Austrália e Japão.

Mas em nações onde ele não foi aprovado, incluindo Canadá e França, ele foi mais raro.

A Merck rebateu o estudo, dizendo que os pesquisadores dependeram de “associações circunstanciais” entre onde e quando as sequências foram tiradas.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Na compra de uma pizza L outras 2 são de graça

Publicado em 26 de setembro de 2023, em Tome Nota

A promoção especial da Domino’s oferece 38 itens do menu para escolher 2 que sairão grátis para acompanhar o pedido da pizza L.

Foto ilustrativa de uma pizza L e duas S (divulgação)

A rede americana Domino’s Pizza está comemorando o 38.º aniversário de instalação no Japão, como a primeira a fazer entregas, desde 30 de setembro de 1985.

Publicidade

Para comemorar esse marco, a Domino’s Pizza deixou a tradicional campanha compre 1 e a segunda é grátis, para incrementar ainda mais.

Neste aniversário, a promoção é: na compra de uma pizza L ou a tradicional New Yorker, se pode escolher mais dois itens do menu, grátis. Assim, a economia oferecida para os clientes é de até 5.620 ienes.

As ofertas para os dois produtos de graça variam entre os 38 do menu que são: 16 tipos de pizza P, 7 tipos pizza-rice (base de arroz), 7 tipos de pizza bowl, 3 tipos de sanduíches de pizza, 3 tipos de pasta e 2 tipos de frango.  

Essa promoção pra lá de especial vale tanto para a entrega (delivery) quanto para ir buscar e levar para casa (take out).   

O jantar em casa ou o piquenique promete ser farto, pois além da pizza L ou New Yorker, se pode escolher as de tamanho S, como a De Luxe, Margherita, Quattro, entre outras. 

Vale lembrar que nesta promoção não se pode pedir a pizza meio a meio, tampouco o topping. Se pode escolher entre as massas hand tossed (amassada e moldada manualmente no ar e ハンドトス em japonês), ultra crispy (ウルトラクリスピー) ou pan pizza (パンピザ). Se quiser outros tipos de massa da pizza, como a com alho, ou com queijo, ou mil folhas, pagará uma taxa à parte, que varia entre 99 a 590 ienes.  

Ao fazer o pedido dessa promoção de aniversário é preciso usar o código do cupom 634644 (copie e cole).  

A promoção segue até 1.º de outubro, domingo. Bom proveito!

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão