Mortes no arranha-céu sendo construído por duas empreiteiras gigantescas

No arranha-céu em construção por duas das maiores empreiteiras do país, ocorreu um acidente que tirou a vida de 2 trabalhadores, além de deixar outros 4 feridos.

Peritos da polícia no local do acidente, no terceiro andar da obra (JNN)

O trágico acidente de trabalho ocorrido por volta das 9h20 de terça-feira (19), no canteiro de obras de um edifício sendo construído na área de revitalização perto da saída Yaesu Chuo da estação de Tóquio, tirou a vida de 2 trabalhadores, de 33 e 43 anos, ambos japoneses, das províncias de Saitama e Chiba.

Publicidade

Eles foram esmagados pelas 15 toneladas da viga de aço suspensa por um guindaste, que caíram do sétimo para o 3.º andar da obra. Outros 3 trabalhadores ficaram feridos, sendo que um da faixa dos 40 está em estado grave e outros 2 na casa dos 20 também tiveram lesões. Mais tarde, soube-se de mais um ferido.

A ocorrência está sendo investigada pelo Departamento de Polícia Metropolitana para verificar se não houve negligência na segurança.

Vidas ceifadas durante a obra

O arranha-céu em construção onde ocorreu o acidente fatal terá 51 pisos acima do solo e 4 subterrâneos, cuja obra foi iniciada em 2021 com conclusão prevista em 2025.

Projeto do arranha-céu ocupa quase uma quadra (NHK)

Funcionarão um terminal de ônibus, além dos estabelecimentos de escritórios de empresas diversas e centros de conferências estrangeiras, cujo edifício ocupará praticamente uma quadra.

A construção está sendo realizada por uma joint venture entre a Obayashi Corporation e a Taisei Corporation, ambas empreiteiras gigantescas.

Segundo a Obayashi, todos os 5 trabalhadores vítimas desse acidente são funcionários de um mesmo subcontratado.

Como aconteceu o acidente fatal

Segundo a polícia, os 5 estavam no sétimo andar no momento do acidente, trabalhando na instalação de uma viga de aço, presa por um cabo no guindaste. Quando essa estrutura de aço se soltou dos cabos, outras vigas que já haviam sido instaladas no sétimo andar também caíram.

Os dois que morreram estavam com um cabo salva-vidas ligado à estrutura de aço, por isso, com a queda no terceiro andar, ficaram soterrados. Os demais 3 trabalhadores também caíram. 

Vista aérea mostra a estrutura de aço caída no terceiro andar (NHK)

A estrutura de aço que despencou, tem 30 metros de comprimento, 30 centímetros de largura e pesa cerca de 15 toneladas. Uma das causas pode ter sido o cabo do guindaste. Nesse acidente, caíram no total 5 estruturas, de 13 a 18 metros, pesando aproximadamente 48 toneladas.

A altura entre o terceiro e sétimo andar é de cerca de 20 metros, e todas as cinco pessoas que trabalhavam no sétimo andar estavam usando cordas de segurança.

Além desses 5 trabalhadores, um outro que estava no terceiro andar teve ferimentos na cabeça porque foi atingido pelos destroços, e está internado.

“Lamentamos profundamente por não termos sido capazes de proteger a segurança das pessoas envolvidas na construção”, declarou um porta-voz da empreiteira Obayashi, prometendo cooperar na investigação policial e tomar medidas para evitar a reincidência.

Fontes: JNN, Asahi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neuralink de Musk iniciará teste de chip cerebral para pacientes com paralisia

Publicado em 20 de setembro de 2023, em Notícias do Mundo

O estudo usará um robô para inserir cirurgicamente um implante interface cérebro-computador em uma região do cérebro que controla a intenção de se movimentar.

Ilustrativa (banco de imagens)

A empresa startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, a Neuralink, disse na terça-feira (19) que recebeu aprovação de um órgão de revisão independente para o primeiro teste humano de seu implante cerebral para pacientes com paralisia.

Publicidade

Aqueles com paralisia devido a ferimentos na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica podem se qualificar para o estudo, disse a Neuralink, mas não revelou quanto seriam envolvidos no teste, que levará cerca de 6 anos para ser concluído.

O estudo usará um robô para inserir cirurgicamente um implante interface cérebro-computador (BCI- Brain-Computer Interface) em uma região do cérebro que controla a intenção de se movimentar, disse a Neuralink, acrescentando que sua meta inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado usando apenas seus pensamentos.

A companhia, que antes tinha a esperança de receber aprovação para implantar seu dispositivo em 10 pacientes, estava negociando um número menor de pessoas junto à Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) dos EUA após a agência ter levantado preocupações com a segurança, de acordo com funcionários atuais e antigos. Não se sabe quanto pacientes a FDA aprovou.

Musk tem grandes ambições para a Neuralink, dizendo que ela facilitaria inserções cirúrgicas rápidas de seus dispositivos de chips para tratar condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão