McDonald’s Japan tem funcionária de 90 anos que trabalha energicamente todos os dias (banco de imagens)
Com o envelhecimento da mão de obra do Japão, uma funcionária de 90 anos de uma unidade do McDonald’s na cidade de Kumamoto (província homônima) continua a cumprimentar energicamente seus patrões e colegas de trabalho mais jovens com um sorriso.
Publicidade
Às 7h30, Tamiko Honda pega uma pá e uma vassoura e começa a limpar o lado de fora da unidade do McDonald’s no movimentado distrito de Shimotori de Kumamoto.
“Eu estava com dor nas costas há poucos dias”, disse ela com um sorriso irônico durante uma entrevista para o jornal Mainichi antes do Dia do Respeito ao Idoso em 18 de setembro.
Honda faz o trajeto de 20 minutos de casa até o trabalho de ônibus cinco vezes na semana, descansando às quartas-feiras e domingos. Ela trabalha por 3 horas. Tamiko atua nessa unidade há 23 anos, desde 2000.
De acordo com a McDonald’s Japan, o funcionário mais velho da rede de aproximadamente 3 mil restaurantes é um homem de 95 anos na província de Toyama.
Honda é a funcionária do sexo feminino mais velha atualmente empregada pela companhia e vem trabalhando no local em Kumamoto há mais tempo do que o funcionário em Toyama.
“Sinto-me aliviada quando Tamiko diz ‘bom dia’ para mim todas as manhãs, e ela energiza e conforta todos ao seu redor. Ela é uma presença indispensável para o negócio”, disse a gerente do restaurante, Hiromi Ushijima, de 51 anos.
Tamiko Honda trabalha há 23 anos na unidade em Kumamoto da McDonald’s (Mainichi)
Honda nasceu na cidade Uki (Kumamoto). Após trabalhar na área de enfermagem em um hospital por muitos anos, ela se aposentou aos 61 anos.
Ela continuou a trabalhar como faxineira em uma universidade até a idade obrigatória de aposentadoria do local, aos 67 anos.
Incapaz de derrubar seu desejo de continuar trabalhando, ao invés partir para atividades de planejamento para o fim da vida, ela voltou à busca por emprego.
Quando sua única filha a levou para um evento de recrutamento no McDonald’s que indicava “todas as idades bem-vindas”, ela agarrou a chance, se candidatando no mesmo dia.
De acordo com um livro branco de 2023 sobre a população em envelhecimento do Japão divulgado pelo Escritório do Gabinete, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos na força de trabalho totalizaram 9,27 milhões, representando 13,4% de todos os trabalhadores de 15 anos de idade ou mais com base nas estatísticas de 2022.
Fonte: Mainichi