Uma em cada 10 pessoas no Japão tem 80 anos ou mais

As estatísticas demográficas foram divulgadas no domingo (17), um dia antes do Dia do Respeito ao Idoso, feriado nacional.

O número de pessoas com 80 anos ou mais aumentou em 270 mil em comparação ao ano passado (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério de Assuntos Internos do Japão estima que 1 em cada 10 pessoas no país tenha 80 anos de idade ou mais.

Publicidade

As estatísticas demográficas foram divulgadas no domingo (17), um dia antes do Dia do Respeito ao Idoso, feriado nacional.

Segundo o ministério, o número de pessoas com idade igual ou superior a 65 desde o dia 15 de setembro caiu em cerca de 10 mil em comparação ao ano passado, totalizando 36,2 milhões. Isso marca o primeiro declínio desde 1950, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis.

Desses 36,2 milhões, 15,7 milhões eram homens e 20,5 milhões eram mulheres.

Como a taxa de nascimentos do país está caindo, a proporção de idosos para o total populacional aumentou em 0.1 ponto percentual para um recorde de 29,1%.

O número de pessoas com 80 anos ou mais aumentou em 270 mil em comparação ao ano passado para um recorde de 12,5 milhões, ou mais de 10% da população do Japão.

A população idosa que trabalha situou-se a 9,1 milhões em 2022, aumentando pelo 19º consecutivo. A 25,2%, a proporção do Japão de idosos que trabalha é a mais alta entre as principais economias.

No ano passado, 50,8% daqueles com idades entre 65 e 69 anos, e 33,5% daqueles entre 70 e 74 ainda estavam trabalhando.

Segundo o ministério, espera-se que essas proporções continuem a aumentar devido à escassez de mão de obra contínua.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

TSMC tem visão cada vez mais otimista do Japão como base de produção de chips

Publicado em 18 de setembro de 2023, em Ásia

A TSMC está cada vez mais tomando uma visão otimista do Japão como base de produção.

A TSMC é a maior fabricante de chips por contrato do mundo (banco de imagens)

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que vem realizando um avanço sem precedentes em fabricação de chips no exterior, está cada vez mais tomando uma visão otimista do Japão como base de produção, disseram duas fontes da indústria, enquanto problemas persistem em sua nova fábrica no Arizona, nos EUA.

Publicidade

A TSMC, a maior fabricante de chips por contrato do mundo, está frustrada no Arizona, disseram as fontes, onde ele tem se esforçado para recrutar trabalhadores destinado ao duro comércio de fabricação de chips e enfrentou resistência de uniões em esforços para trazer trabalhadores de Taiwan.

A companhia tem confiança crescente no Japão, onde uma planta de US$8,6 bilhões sob construção em um centro de fabricação de chips na região Kyushu está a caminho de iniciar produção de chips de tecnologia madura em 2024, disseram as fontes.

Enquanto disposta a garantir um aumento estável na primeira planta, a fabricante de chips está considerando adicionar capacidade e uma segunda unidade no Japão, disseram as fontes, o que poderia incluir a fabricação de semicondutores mais avançados.

Os EUA, Japão e Alemanha ofereceram bilhões de dólares à TSMC em subsídios para ela localizar produção em esforços a fim de diversificar o fornecimento de chips, os quais são essenciais para indústrias da defesa, automotiva e eletrônica.

Contudo, a companhia vê o Japão como um encaixe mais natural em termos de cultura de trabalho e seu governo é fácil de lidar e generoso em subsídios, disseram s fontes.

“A relação entre a TSMC e o governo japonês é mutuamente benéfica”, disse Lucy Chen, analista na Isaiah Research.

As vantagens do Japão para a fabricante de chips incluem sua rede de equipamentos e fornecedores de materiais, similaridades em cultura de trabalho e proximidade de Taiwan, acrescentou ela.

“Parece que a TSMC está realmente positiva sobre investimento no Japão”, disse um alto funcionário no Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), que ofereceu subsídios no valor de até US$3,23 bilhões para a primeira fábrica.

Fonte: Cyprus Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!