O Japão perdeu um de seus maiores cantores, Shinji Tanimura (谷村新司), o qual faleceu repentinamente devido a uma doença em um hospital em Tóquio, aos 74 anos.
A notícia de seu passamento foi publicada no seu site oficial na segunda-feira (16), mas o cantor e compositor faleceu em 8 deste mês.
Em março deste ano, ele foi submetido a uma cirurgia de enterite aguda. Mais tarde, em 30 de junho foi anunciado o adiamento da turnê com Takao Horiuchi, 73, e Toru Yazawa, com quem se apresentaria como trio Alice. Nessa mesma data, foi informado que o show anual de jantar de Natal também seria suspenso.
Shinji Tanimura estava centrado no seu tratamento, mas não resistiu.
Este ano, não pode participar do programa Tevê 24 horas, da Nippon Television, onde cantaria Sarai como Yuzo Kayama, 86. Os dois cantaram juntos por longos anos no final da transmissão ao vivo, sempre emocionando os telespectadores. Desde que foi operado nunca mais conseguiu pegar o microfone.
O cantor e compositor Shinji Tanimura nasceu em 11 de dezembro de 1948 na província de Osaka. Em 1965, no terceiro ano do colegial, formou o trio folk amador Rock Candies. A banda se desfez e fez sua estreia em 1973 no trio Alice com “Hashitte Oide Koibiyo yo”.
Ele foi um dos principais cantores folk do Japão. Tanimura criou letras com ênfase na cultura espiritual da língua japonesa e uma de suas canções mais marcantes é Subaru (昴).
“Por serem invisíveis a olho nu, o canto e a música transcendem o mar e o céu”, dizia Tanimura que viajou por vários países do mundo encantando com sua voz, letra, melodia e canções.
Subaru é o nome em japonês de uma das seis estrelas visíveis a olho nu das Plêiades, da constelação de Touro.
Assista à apresentação da música Subaru, e abaixo, Sarai. Essa palavra tem o significado do atemporal, além das palavras que significam semanas, meses ou anos. É algo como próximo, o próximo e o próximo.
Fontes: NHK, News Post Seven e Oricon