A Comissão de Negócio Justo do Japão também está examinando se serviços da Google têm prioridade em smartphones Android (banco de imagens)
O órgão fiscalizador de competição do Japão disse na segunda-feira (23) que está investigando a Alphabet, dona da Google, por alegadas violações antitruste em relação as suas práticas de busca em plataformas móveis, intensificando pressão regulatória sobre a gigante da tecnologia dos EUA.
Publicidade
A Comissão de Negócio Justo (FTC, na sigla em inglês) do Japão disse que está examinando se a Google fez acordo com fabricantes de smartphones que usam sistema Android para compartilhar lucros de busca relacionados a anúncios na condição de que elas não instalassem um motor de busca rival.
A reguladora também está examinando se serviços da Google têm prioridade em smartphones Android.
A FTC está pedindo opiniões de terceiros como parte da investigação que será apresentada até 22 de novembro deste ano.
Em resposta, a Google disse que o Android é uma “plataforma de fonte aberta que permite diversidade” em parceiros e fabricantes de dispositivos.
O Android da Google é o maior sistema operacional móvel do mundo, contando por cerca de 80% da participação de mercado de smartphones.
Algumas práticas de negócios da Google em relação ao Android foram alvo de críticas de reguladoras em todo o mundo nos últimos anos.
Em 2018, a União Europeia multou a Google em um recorde de 4,34 bilhões de euros por abusar da dominância do Android.
Fonte: CNBC