Os percevejos verdes, popularmente conhecidos como marias-fedidas em português, ou kamemushi (カメムシ) em japonês, são motivo de alerta para o cuidado por parte do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF).
Essa infestação foi constatada em 21 das 47 províncias do país, afetando não só a população, como também os agricultores.
Transformaram-se em uma praga, por isso, o MAFF recomendou medidas preventivas. Há relatos de fruticultores que tiveram as peras e os caquis atacados, sugados por eles, deixando-os deformados e com a polpa esponjosa. Os arrozais também parecem ser alvos dessa infestação, pois o arroz fica preto. Os agricultores estão enfrentando um grave problema pois estão em época de colheita e perdendo parte de sua produção, pois tanto as frutas quanto o arroz ficam imprestáveis.
De acordo com uma pesquisa realizada pela província de Chiba, o número de marias-fedidas capturadas nas plantações de arroz é o mais elevado dos últimos 10 anos, e recomenda-se cautela.
Além disso, há mais de uma centena de variedades de marias-fedidas no Japão, as quais estão infestando os parques e as residências, pois se aglomeram em torno da claridade das lâmpadas, por exemplo.
O calor intenso deste ano, incluindo as noites quentes e úmidas, pode ser um dos motivos do aumento desses incômodos insetos. Foi apontado que o número pode aumentar no futuro à medida que o aquecimento global avança.
As marias-fedidas dentro de casa só incomodam com seu mau-cheiro se forem provocadas. Por isso, a recomendação é retirá-las com um lenço de papel e levá-las para fora. Ou pode usar o método ensinado na matéria, de forma inodora e não nociva.
Fontes: NHK e FNN