Japão tem aumento acentuado em fraudes por telefone com ligações internacionais

A Agência Nacional de Polícia reuniu dados sobre os tipos de números de telefone relatados como sendo usados em tais casos de fraude entre janeiro de 2022 e 29 de setembro de 2023.

Casos de fraude por telefone envolvendo ligações de linhas internacionais (ilustrativa/banco de imagens)

Relatos de casos de fraude por telefone envolvendo ligações de linhas internacionais vêm aumentando no Japão nos últimos meses, mostram dados da Agência Nacional de Polícia (ANP).

Publicidade

A ANP reuniu dados sobre os tipos de números de telefone relatados para a agência como sendo usados em tais casos de fraude entre janeiro de 2022 e 29 de setembro de 2023.

De acordo com os dados, divulgados na terça-feira (3), mais da metade dos 4.118 casos do tipo reportados em setembro deste ano, ou 2.192, envolveram números de telefone internacionais.

O número aumentou em cerca de 40 vezes dos 54 casos reportados em fevereiro, quando o Japão começou a ver um crescimento nos casos de fraude por telefone praticados através de ligações internacionais.

Números de telefone iniciando com 050 associados a apps vieram em seguida em setembro, marcando 1.277 casos.

No mês passado, 1.402 dos casos reportados envolveram números de telefone dos EUA e Canadá, os quais usam o código de país +1, seguidos por 180 da Malásia, usando o código +60 e 57 do Reino Unido, que usa o código +44.

O número de casos de fraude por telefone envolvendo ligações internacionais em julho situou-se a 969, marcando um aumento de 5 vezes ante o mês anterior. O número de casos envolvendo números de telefone que usam o código 050 estava em declínio, após atingir um pico de 2.196 casos em março.

Em setembro, o número de casos de ligações internacionais superou aquele de casos envolvendo números 050.

Acredita-se que isso tenha acontecido em decorrência de processos de identificação mais rigorosos colocados em vigor por pessoas que assinam serviços de app de telefone.

Em junho, o Ministério das Comunicações do Japão revelou planos de tornar procedimentos de identificação obrigatórios.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois presos por causa de voyeurismo, incluindo um brasileiro

Publicado em 4 de outubro de 2023, em Sociedade

Os dois casos de voyeurismo ocorreram em locais distintos, mas no mesmo dia. Foram presos um japonês e um brasileiro.

Fachada da Delegaica de Polícia de Kofu (UTY/JNN)

Segundo informações da polícia, por volta das 17h40 de segunda-feira (2), um funcionário de um supermercado na cidade de Minami Alpes (Yamanashi) encontrou um homem apontando sua bolsa por baixo da saia de uma cliente, adolescente, o segurou e chamou o 110

Publicidade

A polícia o prendeu em flagrante e ao conferir a bolsa encontrou uma pequena câmera embutida. Foi identificado como japonês, 中沢栄二, 34 anos, assalariado e residente na cidade.

Brasileiro preso no mesmo dia

No mesmo dia, por volta das 22h30, foi preso um brasileiro, オオサカ ワグネル コウイチ, 25 anos, residente na cidade de Chuo (Yamanashi), pelo mesmo motivo de voyeurismo.

Segundo a polícia, a vítima do brasileiro foi uma funcionária de um game center na cidade de Showa (Yamanashi). Ele teria apontado seu smartphone sob a saia dela.

Fonte: UTY/JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Aprenda NIHONGO com o Kumon!