Reprodução de uma das cenas do vídeo do YouTuber Fidias
Em 21 de outubro deste ano, o YouTuber estrangeiro Fidias postou um vídeo intitulado “Viajando por todo o Japão de graça”, o qual foi severamente repudiado.
Publicidade
O vídeo é sobre uma competição entre 4 pessoas, incluindo ele, para ganhar 10 mil dólares desde que viajem pelo Japão sem gastar nada.
Nesse vídeo, mostra calotes no shinkansen e café da manhã no hotel, além de várias cenas de flagrantes da polícia. Ele zomba do motorista de ônibus que chamou a polícia por não pagar um “valor irrisório”. A tática para não pagar a passagem do shinkansen foi se esconder no toilet. Quando saiu do hotel comemorou por não ter sido preso apesar de ter desfrutado do rico café da manhã.
YouTuber é chamado de criminoso
O YouTuber Fidias nasceu no Chipre e reside nos Estados Unidos, tem 2,38 milhões de seguidores e esse vídeo teve mais de 500 mil visualizações. Mas, a maioria dos mais de 11 mil comentários foi de repúdio, tanto dos japoneses quanto dos estrangeiros que residem no Japão.
“Como estrangeiro que vive no Japão, as pessoas que vêm aqui e fazem coisas estúpidas como essa derrubam a imagem geral dos estrangeiros. Há muitas pessoas como eu que trabalham duro, pagam impostos e geralmente tentam integrar-se na sociedade aqui tanto quanto possível”, escreveu um deles. Outro destacou “criminosos nunca deveriam viajar para o exterior”.
Muitos apontaram que o que Fidias fez no Japão é crime e sentiram “vergonha alheia”.
Ele fixou um comentário na terça-feira (24) com o texto “Olá gente linda, peço desculpas ao povo japonês se fizemos com que eles se sentissem mal, esse não era nosso objetivo! De agora em diante vou pesquisar mais sobre as culturas para onde vamos e tentar evitar que isso aconteça novamente”.
As respostas foram as mais variadas, como sugerindo que removesse esse vídeo ou que o YouTube o derrubasse por ter causado incômodos no Japão e ter cometido os crimes, dando calote, pois nada do que fez foi “divertido” como mostrou.
O vídeo segue abaixo, caso queira assisti-lo.
https://www.youtube.com/watch?v=Dg_TKW3sS1U
Fonte: J-Cast