Netanyahu alerta que guerra contra o Hamas será ‘longa e difícil’

Ofensiva de Israel envolve tropas, tanques e ataques aéreos. Netanyahu diz que tentativa de libertar reféns continua ao mesmo tempo.

Prédio na Faixa de Gaza bombardeado por Israel (Wikimedia Commons/Tasnim News Agency)

Israel anunciou o “segundo estágio” de sua guerra contra o Hamas, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alertando que a invasão terrestre da Faixa de Gaza será “longa e difícil” enquanto os riscos de um conflito mais amplo no Oriente Médio continuam.

Publicidade

“Temos uma meta principal de combater o inimigo e garantir nossa existência”, disse Netanyahu em comentários transmitidos na TV a nível nacional.

Desde o ataque sem precedentes de 7 de outubro pelo grupo militante que deixou mais de 1,4 mil israelenses mortos, a questão foi como seria a resposta após as repetidas ameaças de Netanyahu para eliminar o Hamas.

Bombardeios repetitivos mataram milhares de palestinos, mesmo sob pressão de líderes mundiais e a ameaça de ataque sobre múltiplas frentes, Israel calibrou sua retaliação. Ele continua a negociar a libertação de cerca de 200 reféns.

Parece ser uma invasão furtiva. Mas o medo é de que grupos apoiados pelo Irã vão intensificar ainda mais ataques no Oriente Médio em resposta. Os aliados árabes de Washington na região, cujas populações são altamente sintonizadas na causa palestina, também alertaram sobre tensões mais amplas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, já despachou dois grupos de porta-aviões e sistemas de defesa aérea para a região produtora de energia e colocou milhares de soldados em alerta.

Netanyahu, cujo próprio legado está em jogo, falou após Israel ter aumentado as operações em Gaza com tropas, tanques, artilharia e bombardeio aéreo intenso. A internet e comunicação foram cortadas em Gaza durante uma grande incursão onde tropas tomaram controle de parte do norte do território.

Falando em uma coletiva de imprensa, Netanyahu desmentiu a ideia de que a invasão a Gaza colocaria sob risco a vida de 200 reféns mantidos pelo Hamas, dizendo que “não havia contradição” entre a meta de libertá-los e destruir o Hamas, que é designado como um grupo terrorista pelos EUA e União Europeia (UE).

O ministro da Defesa Yoav Gallant disse que tropas israelenses estavam operando acima e abaixo do solo em Gaza.

O Hamas tem uma rede vasta de túneis usados para mover armamentos e homens e onde acredita-se que reféns estejam sendo mantidos.

Fonte: Bloomberg

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Garota desaparecida desde agosto é encontrada ilesa

Publicado em 30 de outubro de 2023, em Sociedade

A garota, estudante colegial, que desapareceu no fim do mês de agosto, de Nagano, foi encontrada em outra província bem longe de sua casa.

Delegacia de Polícia de Omachi, em Nagano (NTV)

Uma estudante colegial de 16 anos, desaparecida da cidade de Omachi (Nagano), foi encontrada pouco depois das 7h de domingo (29), bem distante de sua casa, na cidade de Sendai (Miyagi).

Publicidade

A garota foi levada sob custódia da Polícia da Província de Nagano, de Sendai, para sua cidade, ilesa.

Antes da família perceber que havia desaparecido, foi vista pela última vez em sua casa por volta das 22h de 29 de agosto. A família denunciou à polícia imediatamente após não encontrá-la no seu quarto na manhã seguinte. 

A garota deve ter fugido de casa pois deixou um bilhete com a frase “muito obrigada até agora”.

Foi divulgada sua foto para pedir informações e a polícia recebeu cerca de 70 mas não indicaram uma pista forte, a não ser uma que indicava estar em Sendai.

Na noite de domingo a polícia informou que prendeu o japonês 千葉裕生, 28 anos, trabalhador haken, residente na cidade de Oshu (Iwate), como suspeito de rapto de menor. Ele estava junto com ela no momento em que foi encontrada mas a ordem de prisão aconteceu somente depois que foi ouvido.

Ele teria levado a garota, colegial, para sua residência, onde teria permanecido até 30 de setembro. Em relação a esse período de quase um mês até ser encontrada a polícia não forneceu informações.

Fontes: NTV, NHK e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão