Okurimono: entenda como funciona o costume de presentear no Japão

Presentear alguém no Japão é uma tradição que envolve suas próprias regras e um código de etiqueta bastante específico.

Imagem ilustrativa (iStock)

No Japão, o simples ato de dar um presente para alguém possui mais significado do que se imagina. Os japoneses adotam um estilo de vida baseado na reciprocidade e, a partir disso, utilizam presentes para demonstrar educação, respeito e gratidão por outras pessoas. Assim, temos um conceito conhecido como okurimono, que envolve suas próprias regras de etiqueta.

Publicidade

Geralmente, os japoneses não costumam dar presentes fora de contexto, seguindo um padrão bastante específico, sempre baseado na reciprocidade. Existem duas situações que definem essa tradição: ao visitar alguém em sua casa e ao retornar de uma viagem. Ambas representam um gesto de gratidão e consideração, mas acabam sendo diferenciadas devido ao objetivo do presente.

Ao visitar alguém, os japoneses sempre levam um presente para seu anfitrião, este chamado de temiyage. Ao fazer uma viagem, eles também se preocupam em levar lembrancinhas para as pessoas com quem convivem no Japão, o que é conhecido como omiyage. Existem diversas lojas dedicadas exclusivamente à venda de souvenirs em todo o país, tamanha a popularidade da prática.

Os presentes variam muito e costumam atender ao gosto pessoal do presenteado. No caso do omiyage, acaba sendo mais limitado para as lembrancinhas do local visitado, mas o temiyage já envolve algo mais pessoal, indo desde uma cesta de frutas para presente (o que é considerado artigo de luxo em terras nipônicas) até objetos decorativos. Contudo, cada detalhe importa, e esses cuidados não se limitam somente à escolha do item ideal.

Loja que vende artigos para presentes (ilustrativa / PM)

O pacote sempre deve estar perfeitamente embrulhado, e existe até mesmo uma regra de etiqueta para se oferecer e receber o presente. A pessoa que está presenteando deve segurar o embrulho com as duas mãos e se curvar levemente em direção a quem recebe. Do outro lado, a pessoa deve fazer o mesmo: pegar o pacote e segurá-lo com as palmas das duas mãos, enquanto agradece com outra reverência.

Essas regras são mais populares entre pessoas mais velhas, nem sempre se aplicando entre o público jovem. Contudo, existe um consenso de que o presente nunca deve ser aberto em frente à outra pessoa – caso contrário, pode soar ofensivo. O Japão é um país repleto de regras e etiquetas, então é importante conhecer esses comportamentos a fundo para não ofender ninguém em futuras situações do gênero.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Consulado itinerante em Naha, Okinawa

Publicado em 14 de outubro de 2023, em Tome Nota

Os serviços já podem ser agendados pelo sistema e-consular. Veja mais informações.

Os serviços já podem ser agendados pelo sistema e-consular (Consulado-Geral do Brasil em Nagoia)

A cidade de Naha (Okinawa) receberá consulado itinerante nos dias 17 e 18 de novembro de 2023.

Publicidade

Os serviços já podem ser agendados pelo sistema e-consular.

Serão prestados todos os serviços consulares presenciais. Ressalte-se que, assim como no atendimento na sede do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, passaportes novos não ficarão prontos no mesmo dia, mas serão enviados pelo correio posteriormente.

O atendimento será das 9h às 17h na sexta-feira (17) e das 9h às 14h no sábado (18). Para garantir sua vaga, o interessado deverá acessar o sistema e-consular, preencher formulário eletrônico e anexar os documentos necessários para o(s) serviço(s) que pretende solicitar – um “passo a passo” do e-consular pode ser acessado tocando aqui.

As opções de dia e horário de agendamento são oferecidas após a validação dos pedidos.

O consulado itinerante será realizado no Naha Shimin Katsudo Shien Center (なは市民活動支援センター) situado no endereço: 〒900-0004 Okinawa-ken Naha-shi Mekaru 2-3-1 (〒900-0004 沖縄県那覇市銘苅2丁目3-1).

Recomenda-se o uso de transporte público para acesso ao local, pois as vagas de estacionamentos pagos no entorno são limitadas.

Esta missão itinerante será a última de 2023, após as realizadas em Takaoka (Toyama), em 26 e 27 de maio; Hiroshima (Hiroshima), de 22 a 24 de junho; e Soja (Okayama), em 6 e 7 de outubro.

Acompanhe o site e as mídias sociais (Facebook e Instagram) do Posto para verificar o futuro planejamento das missões de 2024.

Via Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!