O Departamento de Defesa (DoD) dos EUA anunciou sua busca de uma bomba nuclear que será 24 vezes mais potente do que uma daquelas lançadas sobre o Japão durante a 2ª Guerra Mundial.
O Pentágono está buscando aprovação congressional e fundos para buscar uma variante moderna da bomba de gravidade nuclear B61, que será designada como B61-13, de acordo com um comunicado de mídia do DoD.
“O anúncio de hoje é reflexo de um ambiente de segurança em mudança e crescentes ameaças de adversários em potencial”, disse o secretário assistente de Defesa para Política Espacial, John Plumb, no comunicado.
Uma folha informativa com a divulgação disse que o B61-13 terá rendimento similar ao do B61-7 que, de acordo com um relatório do Defense News, tem um retorno máximo de 360 quilotons. A carga é 24 vezes maior do que a bomba lançada sobre Hiroshima no Japão durante a 2ª Guerra Mundial, que era uma de cerca de 15 quilotons. A B61-13 também seria cerca de 14 vezes maior do que a bomba lançada sobre Nagasaki, que era de 25 quilotons.
O anúncio ocorre em meio às crescentes tensões em todo o globo, com os EUA conduzindo um experimento de alto explosivo em um local de teste nuclear em Nevada no início deste mês.
O teste ocorreu enquanto era amplamente esperado que a Rússia anunciasse sua saída do Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares, que foi designado a proibir todas as explosões nucleares em qualquer lugar no mundo.
Entretanto, o tratado nunca foi ratificado pela China, Índia, Paquistão, Coreia do Norte, Israel, Irã e Egito.
A nova bomba pode ser entregue por aeronave moderna, cita a divulgação, e será designada a oferecer ao presidente opções para atacar duramente alvos militares de áreas amplas.
Fonte: Fox News