Esta segunda-feira (16) marca o 600º dia desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia e ambos os lados estão afirmando vantagens militares com a intensa continuidade do conflito.
Autoridades ucranianas disseram que 6 pessoas foram mortas em uma série de ataques pelas forças russas na região sul de Kherson e regiões no leste de Kharkiv e Donetsk no período de 24 horas até o domingo (15).
O Serviço de Estado de Emergência (SEE) da Ucrânia divulgou no domingo que um menino de 14 anos morreu após explosão de uma mina terrestre na região sul de Mykolaiv. Ele também disse que um residente morreu em uma explosão na região norte de Chernihiv.
O SEE também reportou que outras 248 pessoas foram mortas e 525 ficaram feridas por dispositivos explosivos. Ele citou que amplas áreas do país continuam perigosas.
No domingo (15), o presidente Vladimir Putin disse que a contra-ofensiva ucraniana havia falhado completamente e que as forças russas estão melhorando suas posições nas regiões de Kharkiv e Donetsk, assim como na região sul de Zaporizhzhia.
Mas no mesmo dia, forças ucranianas afirmaram que estavam continuando operações de ofensiva e estavam esgotando forças russas ao longo de toda a linha de frente.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa britânico publicou na mídia social no domingo que a Rússia está construindo uma nova linha ferroviária para Mariupol, no leste da Ucrânia.
“A logística ferroviária continua a ser um componente vital em sustentar a invasão russa”, disse o ministério, citando que a Rússia utiliza suas redes de ferrovia para movimentar munição, combustível e pessoal para a Ucrânia.
A ação pode sugerir que a Rússia está tentando manter e melhorar suas linhas ferroviárias de comunicações na Ucrânia em consideração à possibilidade de que a guerra pode ser prolongada.
Fonte: NHK