Shimane: recorde de residentes estrangeiros

A cidade com o maior número de estrangeiros continua sendo Izumo, por causa dos brasileiros.

Izumo Taisha, o santuário xintoísta famoso em todo o Japão (PxHere)

A província de Shimane amarga a queda da população, a um ritmo mais rápido do que se esperava, e o que está contribuindo para manter o patamar são os residentes estrangeiros.

Publicidade

Pela primeira vez na história, desde 2013, quando começaram as estatísticas, o total de estrangeiros em Shimane passou de 9 mil pessoas.

Segundo os dados mais recentes, de 1.º de janeiro deste ano, divulgados na semana anterior, o total é de 9.118 estrangeiros, 196 a mais do que no ano anterior.

Olhando para o número de estrangeiros por cidade, Izumo é a que tem o maior número, com mais de 4,6 mil, por causa de um grande fabricante de peças eletrônicas, seguida de Matsue com mais de 1,6 mil e Hamada com mais de 600 pessoas de diversos países.

Em termos de país de origem, os brasileiros são a maior comunidade estrangeira, respondendo por 40% do total.

Devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, o número de estrangeiros que vivem na província permaneceu estável nos últimos anos, mas com o relaxamento das medidas fronteiriças, aumentou a chegada de estagiários técnicos e estudantes.

A população de Shimane é estimada em mais de 649,6 mil habitantes, em 1.º de setembro, caindo para abaixo de 650 mil pela primeira vez desde que as estatísticas tiveram início em 1972.  

 “Gostaríamos de criar um ambiente em que os estrangeiros possam viver com comodidade, inclusive fornecendo apoio para estudar japonês”, disse o chefe da Divisão de Cultura e Assuntos Internacionais de Shimane.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyama: ursos são vistos com mais frequência em áreas urbanas do que nas montanhas

Publicado em 24 de outubro de 2023, em Sociedade

Autoridades em Toyama dizem que os ursos expandiram seus âmbitos para áreas urbanas, principalmente ao longo de rios, e pedem à população que tenha cuidado, pois os animais podem aparecer em qualquer lugar.

Cento e sessenta e cinco relatos de avistamentos de ursos foram recebidos pelas autoridades de Toyama entre 1º e 23 de outubro (NHK)

Autoridades na província de Toyama dizem que ursos estão sendo vistos com mais frequência em áreas urbanas do que nas montanhas, seus habitats naturais.

Publicidade

Cento e sessenta e cinco relatos de avistamentos de ursos foram recebidos pelas autoridades entre 1º e 23 de outubro. O número é mais de sete vezes aquele reportado no mesmo mês do ano passado.

Neste ano, desde a segunda-feira (23), cinco pessoas haviam sido atacadas por ursos em Toyama, incluindo uma mulher de 79 anos que morreu no terreno de uma casa.

As autoridades classificam os relatos de avistamentos de ursos em três categorias: aqueles no habitat normal do animal em meio às montanhas, aqueles em áreas perto de onde há atividade humana, mas os ursos podem viver, e aqueles em áreas urbanas.

Desde a segunda-feira, 74% dos 360 relatos de avistamentos de ursos recebidos pelas autoridades neste ano foram em áreas urbanas.

Especialistas dizem que os ursos estão cada vez mais descendo até as planícies devido a uma escassez de alimentos como nozes de faia.

Autoridades da província de Toyama dizem que os ursos expandiram seus âmbitos para áreas urbanas principalmente ao longo de rios e pedem à população que tenha cuidado, pois os animais podem aparecer em qualquer lugar.

Na província de Akita, uma mulher e um homem na faixa dos 70 anos foram atacados e feridos por ursos nesta terça-feira (24).

O número de pessoas feridas em ataques de ursos na província chegou a um recorde de 55.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 109 pessoas a nível nacional foram feridas por ursos entre abril e setembro deste ano. O número de vítimas em setembro foi uma alta recorde.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão