Segundo informações da Toyota Motor divulgadas na terça-feira (17), 6 plantas nas províncias de Aichi e Mie estão paradas.
Houve um problema no dia anterior, segunda-feira (16), com equipamentos de produção na planta de Fujioka, do seu fabricante Chuo Spring, localizada na cidade de Toyota (Aichi), o que está afetando a aquisição de peças relacionadas a molas.
Com isso, a partir da manhã de terça-feira, foram suspensas um total de 10 linhas de produção de 6 plantas. São as de Takaoka e Tsutsumi, ambas na cidade de Toyota; Fujimatsu na cidade de Kariya (desde segunda-feira), Yoshiwara em Toyota, a de Obu, todas em Aichi, além da planta de Inabe, na cidade homônima (Mie).
A Toyota Motor irá analisar se essas 10 linhas de produção paralisadas poderão retornar na quarta-feira (18).
Segundo a fabricante Chuo Spring, ocorreu uma explosão por volta das 12h15 de segunda-feira em um de seus edifícios. Dois funcionários ficaram feridos e um foi tratado no hospital. O forno de secagem e parte do prédio onde ocorreu o acidente foram danificados e a causa está sendo investigada pelos bombeiros e pela polícia.
Fontes: NHK e Mainichi