
O carro-conceito LF-ZC, (Toyota/Divulgação)
A Toyota revelou um carro-conceito da Lexus com autonomia de cerca de mil quilômetros na quarta-feira (26) que ela visa lançar em 2026, parte do eixo estratégico da montadora japonesa para veículos elétricos (VEs) dependentes de tecnologia avançada de bateria.
O carro-conceito LF-ZC, que estreou no Japan Mobility Show, usa “baterias prismáticas de alta performance” que podem alcançar duas vezes a faixa de VEs convencionais – ou cerca de mil quilômetros.
A chave para alcançar esses avanços é a minimalização de peças e redução de todo o quadro, incluindo baterias menores e mais eficientes com mais poder e mais alcance”, disse o chefe de marcas da Toyota, Simon Humphries, em uma coletiva de imprensa apresentando o modelo conceito.
Artigos relacionados
A maior vendedora de automóveis do mundo anunciou em junho um plano ambicioso de aumentar a produção de baterias para VEs, incluindo o lançamento daquelas de íon de lítio de próxima geração que oferecem autonomias mais longas e carregamentos mais rápido.
Ela também disse que alcançou uma “inovação” em resolver problemas anteriormente identificados com a durabilidade de baterias de estado sólido.
A Toyota visa vender veículos abastecidos por baterias de estado sólido – consideradas um “divisor de águas” em potencial para a indústria devido ao seu alcance e performance – até 2027 ou 2028.
O LF-ZC ostenta um interior expansivo e usa tecnologia de inteligência artificial que a Toyota intitula “Butler”. O sistema de IA é capaz de identificar preferências que os motoristas podem não ter noção por eles mesmos, disse a Toyota.
Fonte: The Economic Times







