As vendas globais da Toyota Motor aumentaram 8,3% no período de abril a setembro em comparação ao ano anterior para um recorde de 5.596.183 veículos, colocando a maior montadora do mundo no caminho de mais um ano de fortes ganhos graças à demanda robusta e melhoria nas condições de fornecimento.
A produção global no primeiro semestre fiscal subiu 10% para um recorde de 5.738.126 unidades, incluindo a das subsidiárias Daihatsu Motors e Hino Motor Ltd., disse a montadora japonesa nesta segunda-feira (30).
As vendas da Toyota e da marca Lexus subiram 22% na África, o maior em todas as regiões, seguida por 17% no Oriente Médio, assim como 9,4% na América do Norte e 7% na Europa. As vendas, entretanto, foram relativamente fracas em algumas partes da Ásia, excluindo o Japão, devido parcialmente a desacelerações em locais como Tailândia e Indonésia.
Na China, as vendas da Toyota subiram menos de 1%, visto que a população está preferindo adquirir carros elétricos. Seu desempenho apagado no país segue fortes vendas no ano passado, auxiliadas por medidas de estímulo do governo.
As vendas da Toyota no Japão aumentaram 34% com o abrandamento de problemas relacionados ao fornecimento de semicondutores. A montadora vendeu 1.825.965 veículos elétricos no período de 6 meses, alta de 38% em comparação ao ano anterior.
Fonte: Bloomberg