Logo da Denso em uma feira (Flickr)
As duas empresas japonesas, Denso (membro do Grupo Toyota) e a Mitsubishi Electric, anunciaram investimento conjunto e em partes iguais, de 1 bilhão de dólares americanos, ou aproximadamente 149 bilhões de ienes, para aquisição de uma participação de 25% da Coherent Silicon Carbide Unit, que produz o material semicondutor SiC. Portanto, cada uma dessas empresas adquiriu 12,5% de participação, segundo a Coherent.
Publicidade
O negócio está avaliado em cerca de 4 bilhões de dólares, segundo as fontes do Bloomberg familiarizadas com o assunto. A Coherent manterá uma participação de 75% no negócio, que será operado como uma subsidiária independente. Após a transferência de ações, a Coherent terá a opção de arrecadar até 500 bilhões de dólares em vendas adicionais de ações dentro de seis meses.
Após o anúncio, o preço das ações da Coherent subiu mais de 10% em determinado momento do pregão no início de terça-feira (10), horário dos EUA.
O material semicondutor SiC é usado em vários veículos elétricos (VEs), incluindo Tesla, e é considerado superior aos chips de silício tradicionais na melhoria da velocidade de carregamento e autonomia. Os fabricantes de VEs procuram matérias-primas mais baratas e mais resistentes.
A Coherent anunciou, em maio, que estava conduzindo uma revisão estratégica de seus negócios e considerando aceitar investimentos de acionistas minoritários, bem como uma joint venture ou venda.
Fonte: Bloomberg