
Reprodução da antiga cédula japonesa de 10 mil ienes (NPB)
Segundo informações da polícia, um ex-vietnamita e atual cidadão japonês, 山中直人, 38, e o vietnamita チャン ヴァン ビイン, 37, foram presos e já encaminhados para a promotoria como suspeitos de terem importado cédulas japonesas falsificadas do país de origem.
Eles são residentes em Nagasu (Kumamoto), e teriam importado 70 cédulas da antiga nota de 10 mil ienes em julho deste ano, em conspiração com uma ou mais pessoas.
Embora não estejam mais em circulação, se forem originais podem ser usadas. Teriam trocado essas cédulas falsificadas em uma instituição financeira do distrito de Tamana (Kumamoto), em julho, depois em agosto, o que rendeu outra ordem de prisão.
Em 5 de outubro, a polícia prendeu um outro vietnamita, キエウ ホン クアン, estagiário técnico, 27 anos, residente em Quioto, como cúmplice dos dois primeiros.
A polícia não informou mais detalhes e tampouco se os 3 suspeitos admitiram ou não a falsificação e o delito de trocar cédulas falsificadas para uso.
A investigação continua pois há possibilidade de outros cúmplices e também porque a polícia quer chegar onde e como as cédulas falsificadas foram produzidas. Também quer saber como foram obtidas.
Fonte: FNN