A Agência de Turismo do Japão (JTA) instruiu o site internacional de reservas de viagens, Booking.com, a alertar usuários sobre ocorrências de fraude com cartão de crédito em seu site.
Funcionários da JTA dizem ter confirmado que hackers se infiltraram no site e roubaram detalhes de cartões de crédito de pessoas que haviam reservado acomodações.
Eles dizem que o escritório da Booking.com no Japão respondeu no domingo (12) a uma investigação feita pela agência. A sede da Booking.com fica na Holanda.
Os funcionários dizem que a companhia reportou que criminosos enviam e-mails a hotéis fingindo ser um viajante, então de alguma maneira roubam IDs (identificações) e senhas do site de reservas.
Acredita-se que o ID roubado seja então usado para acessar o sistema do site para identificar pessoas com reservas. Então, os hackers enviam mensagens fraudulentas para essas pessoas dizendo que elas precisam concluir suas contas com antecedência.
A companhia diz que ocorrências foram reportadas em todo o mundo e ainda está confirmando o número exato de casos.
O ministro do Turismo, Tetsuo Sato, disse aos repórteres na terça-feira (14) que sua agência instruiu a companhia a alertar usuários para prevenir que o problema se espalhe. Ele disse que grupos da indústria também foram informados.
Fonte: NHK