O Japão está vivenciando um rápido aumento no número de cidadãos estrangeiros que desaparecem após chegarem ao país como turistas.
Desde o fim da crise da covid-19, a imigração de Tóquio tem visto um aumento na contratação ilegal entre cidadãos estrangeiros, com o chefe do departamento relatando que “desde maio, estamos fazendo cerca de 40 detenções por mês, na faixa de 80 pessoas por mês”.
Uma reportagem de investigação da TV Asahi seguiu uma busca realizada por funcionários da imigração, culminando em uma batida diurna em uma casa após uma pista que um “grupo de estrangeiros estava se escondendo lá”.
Os funcionários entram na casa por volta das 6h e encontram dois casais tailandeses, homens e mulheres na faixa dos 20 a 30 anos, que haviam entrado no Japão sob o pretexto de turismo e vinham trabalhando ilegalmente há mais de 10 meses desde janeiro deste ano.
Eles vieram ao arquipélago dependendo de intermediários na Tailândia e Japão, com a intenção de usar seus ganhos para despesas com cuidados infantis na Tailândia e custo de vida após casamento. O salário diário era de ¥6,5 mil.
Os 4 estrangeiros pegaram seus pertences e foram detidos pelo Departamento de Imigração de Tóquio e, posteriormente, serão deportados para a Tailândia sob a Lei de Controle de Imigração.
Fonte: News on Japan