Laboratórios veterinários em vários estados nos EUA estão investigando uma doença respiratória incomum entre cães e encorajando as pessoas a tomarem precauções básicas para manter seus pets saudáveis, visto que veterinários tentam responder ao que está deixando os animais doentes.
Oregon, Colorado e New Hampshire estão entre os estados que têm visto casos da enfermidade que causa doença respiratória prolongada e pneumonia, além de não responder a antibióticos.
Sintomas da doença respiratória em cães incluem tosse, espirros, coriza, secreção nos olhos e letargia (níveis de energia abaixo do normal). Alguns dos casos de pneumonia progridem rapidamente, deixando os cães muito doentes dentro de 24 a 36 horas.
O Departamento de Agricultura de Oregon documentou mais de 200 casos da doença desde meados de agosto.
Cães têm morrido, disse Kurt Williams, diretor do Laboratório de Diagnóstico Veterinário na Universidade do Estado de Oregon. Entretanto, sem uma maneira clara de definir a doença ou ter um teste para ela, ele disse que é difícil colocar um número sobre quantos vieram a óbito em decorrência de uma forma grave da infecção.
Laboratórios nos EUA vêm compartilhando suas descobertas enquanto tentam encontrar um culpado.
David Needle, patologista veterinário sênior no laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de New Hampshire vem investigando a doença misteriosa há quase 1 ano.
Fonte: AP News