Se pensou que o café mais saboroso do Japão é um das marcas famosas como Starbucks, Doutor, Tully’s ou Komeda, engana-se.
No Japan Aeropress Championship, uma competição para eleger o mais saboroso café coado do país, o vencedor foi de uma cafeteria muito famosa localmente, considerada a melhor da província. Mas, o barista-chefe brilhou com o troféu de campeão do café mais saboroso do Japão.
Trata-se do Zhyvago Coffee Roastery, em Mihama, cidade de Chatan (Okinawa). O barista japonês Kotaro Mikami (三上航太郎), 27 anos, natural de Chiba, trabalha no Zhyvago desde 6 anos atrás e é o atual chefe e o único especialista em torra dos grãos de café dessa casa.
O campeonato foi realizado em 3 etapas, nas províncias de Aomori, Okinawa e Tóquio, sendo que venceu a primeira na capital japonesa e foi para a final, onde foi eleito o campeão.
Nessa competição, os baristas levam seus próprios apetrechos, conforme o regulamento. No caso dele, encomendou os grãos de café de Melbourne, Austrália, para treinar.
No dia da prova, cada um deve extrair os grãos atribuídos. Todos tiveram que produzir o melhor café com o tempo cronometrado de 5 minutos. São avaliados pelo equilíbrio de sabor, individualidade e ausência de sabores estranhos. A capacidade de discernir a origem e as características dos grãos e ajustar o método de moagem, a temperatura de extração e o tempo, tudo isso conta na análise do corpo de jurados.
Depois de faturar o troféu, o barista-chefe Mikami se prepara para o campeonato internacional a ser realizado em Melbourne, Austrália, no mês de dezembro.
“Foi uma resposta de tudo que fiz até agora. Sinceramente, me deu confiança”, disse o barista em tom tímido.
“Ele tem um alto nível de habilidade, uma ótima atitude em relação ao trabalho e influencia positivamente a equipe”, elogiou o dono da empresa que opera o Zhyvago Coffee Roastery.
Na sua próxima viagem a Okinawa, que tal saborear o café considerado mais saboroso do Japão? Toque aqui para abrir o mapa do local ou pode dar uma passada no Zhyvago Coffee Works, do mesmo grupo, na American Village.
Fonte: Ryukyu Shimpo