O presidente da empreiteira Max Alpha, com sede em Tóquio, e com filiais espalhadas em Kanagawa, Chiba, Saitama e Hyogo, desapareceu, segundo o noticiário FNN.
Se trata do japonês 渡辺 真人, que tem sob sua responsabilidade cerca de 1,5 mil trabalhadores haken espalhados pelos depósitos das empresas de vendas online, além do cadastro de pelo menos 25 mil pessoas.
Esses trabalhadores não receberam os salários desde setembro deste ano e uma delas disse que “terei que tomar dinheiro emprestado”, além do ambiente de trabalho estar ruim.
Os trabalhadores dizem que Watanabe, o presidente, não deu nenhuma explicação desde que o problema foi descoberto. Na sede da empreiteira, os funcionários não sabem dele, até porque raramente era visto por lá. Na sua residência, a reportagem da FNN não foi atendida.
Enquanto a reportagem o buscava, foi até a Plus Alpha, uma subsidiária dessa empresa, com sede em Shibuya, Tóquio, que encaminha trabalhadores para diversos centros de atendimento.
Um entrevistado relatou que Watanabe esteve nessa outra empreiteira em 8 deste mês e que estava visitando diversos locais para obter empréstimo.
Havia uma publicação na página web voltada para os trabalhadores registrados pedindo desculpas pelo atraso no pagamento dos salários, na quinta-feira (9). Mas, depois, o que aparece, na sexta-feira, é uma mensagem de que a página está em atualização.
O mistério continua, enquanto os trabalhadores enfrentam essa dificuldade.
Fonte: FNN