A fabricante japonesa de chips Rapidus Corp. abrirá uma base de negócios em Silicon Valley até o fim de março, disse seu chefe executivo na segunda-feira (13), enquanto ela busca expandir sua rede de vendas nos EUA em antecipação à demanda crescente.
O CEO da Rapidus, Atsuyoshi Koike, disse que Silicon Valley é fundamental para a desenvolvedora japonesa de chips de próxima geração, que tem apoio do governo, devido a sua habilidade em fornecer acesso aos clientes.
A companhia está planejando produzir em massa chips de 2 nanômetros de última geração em 2024 em parceria com a gigante da tecnologia dos EUA, a IBM Corp.
Koike revelou o plano em uma reunião organizada pelo governo japonês de chips e empresas de IA (inteligência artificial) em São Francisco.
Autoridades das 21 economias da Ásia-Pacífico e líderes de negócios estão se reunindo na cidade nesta semana para discutir sobre como tornar as redes de fornecimento mais robustas para itens cruciais como semicondutores após muitas nações terem sido prejudicadas por escassez de peças causada pela pandemia de coronavírus.
O Japão está visando aumentar sua produção doméstica de chips, oferecendo suporte para a Rapidus e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC).
A reunião organizada pelo governo japonês teve a participação de principais executivos nas fabricantes de chips Advanced Micro Devices Inc., Western Digital e a Nvidia Corp., entre outras.
Silicon Valley (Vale do Silício) é uma região no norte da Califórnia que é um centro global para alta tecnologia e inovação.
Fonte: News and Culture