As picadas de percevejos de cama podem causar coceira intensa, dificultando o sono (YouTube/ANN)
Com o retorno das viagens internacionais aos níveis pré-pandemia, a proliferação global de percevejos de cama está levantando preocupações no Japão, onde especialistas estão agora alertando sobre uma propagação inevitável desses insetos que se alimentam de sangue.
Publicidade
Na Coreia do Sul, um “período de prevenção epidêmica de 4 semanas” começou em 13 de novembro, com hotéis em Seul populares entre turistas japoneses tranquilizando os hóspedes ao exibir adesivos certificados pela cidade.
O percevejo de cama é um tipo de inseto que emite um odor desagradável e tem em média de 5mm de comprimento. Eles se escondem em locais como vãos em camas e sofás durante o dia e se tornam ativos à noite, alimentando-se de sangue humano. As picadas podem causar coceira intensa, dificultando o sono.
Os percevejos de cama são agora um problema global. Na França, antes das Olimpíadas, um surto massivo foi confirmado em casas e hotéis no mês de setembro. Avistamentos no transporte público também aumentaram, causando ansiedade disseminada.
“Durante viagens ao exterior, é aconselhável trazer sacolas plásticas extras para guardar suas roupas assim que você as tirar. Ao invés de trazê-las direto de volta para casa, lave-as nas máquinas e usem o secador para prevenir infestações”, sugere um especialista em controle de pestes.
Os percevejos são conhecidos por serem vulneráveis ao frio, mas especialistas alertam as pessoas para não se descuidarem no inverno.
“Com tantas pessoas vindo do exterior ou viajando nacionalmente, prevejo que se essa situação continuar, os percevejos de cama vão se espalhar e se tornar um problema sério por todo o Japão”, alerta o Dr. Yuu Natsuaki do Hospital Universitário Médico de Hyogo.
“Eles continuam ativos em ambiente quentes, então, em cenários confortáveis com aparelhos de ar-condicionado ligados constantemente, eles podem se se reproduzir a qualquer momento, independentemente se for inverno ou verão”.
De acordo com Natsuaki, os percevejos de cama têm esconderijos específicos. Eles se alimentam do sangue das pessoas adormecidas à noite, geralmente escondendo-se em volta de camas, especificamente em vãos e roupas penduradas. Além disso, tome cuidado com a face inferior de carpetes e vãos em sofás.
Entretanto, verificar a parte de trás de móveis é desafiador. Um sinal importante para olhar são as fezes similares a pontos escuros conhecidas como fezes de sangue. Se você as encontrar atrás de livros, isso pode indicar percevejos de cama. Além disso, verifique atrás de cartazes em paredes e em bolsos e dobras de bolsas.
Ichiro Takahashi, diretor da Agência de Turismo do Japão, indicou: “Se houver pedidos de ministérios relevantes, consideraremos a emissão de alertas através da indústria de viagens e organizações relacionadas”.
Fonte: News on Japan