Um forte terremoto de magnitude 6,6 sacudiu a costa do norte do Chile na manhã de terça-feira (31), com tremores sentidos em várias províncias da vizinha Argentina, como Mendonza e San Juan, mas não houve relatos imediatos de danos e as autoridades informaram que não havia risco de tsunami.
O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o terremoto ocorreu às 9h33, horário local (21h33 no Japão), com epicentro a 42 quilômetros a sudoeste de Huasco, uma cidade na região do Atacama, a uma profundidade de 35 quilômetros. Mas, o Centro Sismológico Nacional do Chile informou que foi a 46 quilômetros de profundidade.
O Chile está localizado no chamado Anel de Fogo no Pacífico e sofre terremotos frequentes. Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 e subsequente tsunami ceifaram 526 vidas.
Há relatos de diversos deslizamentos ocorridos no Chile, por causa desse terremoto. Veja o post no X.
One more video from different angle of a landslide on a road caused by an earthquake in Chile.#LaSerena #Vellenar #sismo #laserena #AlertaCHILE #sismologiachile #Chile #earthquake #Laserena #Vallenar #temblor #terremoto #Temblor pic.twitter.com/3z3ym4TvGN
— Indian Observer (@ag_Journalist) October 31, 2023
Fontes: News Digest, ABC News e USGS