O maior iceberg do mundo – que é cerca de 3 vezes o tamanho da cidade de Nova Iorque – “está em movimento” após ficar preso no leito oceânico por 37 anos, confirmaram cientistas em 24 de novembro.
Imagens recentes de satélite mostram que o iceberg, chamado A23a, está passando próximo ao extremo norte na Península Antártica e seguindo em direção ao Oceano Antártico, de acordo com a British Antarctic Survey.
📣 Double-whammy iceberg news this morning:
1️⃣ The largest iceberg, A23a, is on the move!
Artigos relacionados...
Here’s its journey out of the Weddell Sea after being grounded on the sea floor after calving in August 1986.
Copernicus Sentinel-1 imagery, Google Earth Engine 👇 pic.twitter.com/KseKTD1Wrg
— British Antarctic Survey 🐧 (@BAS_News) November 24, 2023
O iceberg, que se espalha por quase 4 mil quilômetros quadrados em área, se separou da costa Antártica em 1986, mas então ficou preso no Mar de Weddell, divulgou a BBC.
Antes de seu desmembramento em 1986, o iceberg colossal abrigava uma estação de pesquisa soviética. Não está claro por que o iceberg está se movimentou repentinamente após 37 anos.
“Perguntei a vários colegas sobre isso, me questionando se havia alguma possível mudança nas temperaturas das plataformas continentais que podem ter provocado isso, mas o consenso é que a hora simplesmente chegou”, disse Andrew Fleming, especialista em sensoriamento remoto da British Antarctic Survey, à BBC.
O A23a provavelmente será ejetado no que é a chamada Corrente Circumpolar Antártica, que o colocará em um caminho que se tornou conhecido como “beco de iceberg”, divulga a BBC.
Essa é a mesma corrente de água que o famoso explorador Ernest Shackleton usou em 1916 para fazer sua escapada de sucesso da Antártica após perder seu navio, o Endurance. Os restos da embarcação lendária foram descobertos ao largo da costa da Antártica no ano passado.
Fonte: CBS News