Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Maior iceberg do mundo está em movimento pela 1ª vez após 37 anos

| Notícias do Mundo

O iceberg, que se espalha por quase 4 mil quilômetros quadrados em área, se separou da costa Antártica em 1986, mas então ficou preso no Mar de Weddell.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
iceberg 27 nov 2023 destaque

Imagens recentes de satélite mostram que o iceberg, chamado A23a (British Antarctic Survey)

O maior iceberg do mundo – que é cerca de 3 vezes o tamanho da cidade de Nova Iorque – “está em movimento” após ficar preso no leito oceânico por 37 anos, confirmaram cientistas em 24 de novembro.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Imagens recentes de satélite mostram que o iceberg, chamado A23a, está passando próximo ao extremo norte na Península Antártica e seguindo em direção ao Oceano Antártico, de acordo com a British Antarctic Survey.

O iceberg, que se espalha por quase 4 mil quilômetros quadrados em área, se separou da costa Antártica em 1986, mas então ficou preso no Mar de Weddell, divulgou a BBC.

Antes de seu desmembramento em 1986, o iceberg colossal abrigava uma estação de pesquisa soviética. Não está claro por que o iceberg está se movimentou repentinamente após 37 anos.

“Perguntei a vários colegas sobre isso, me questionando se havia alguma possível mudança nas temperaturas das plataformas continentais que podem ter provocado isso, mas o consenso é que a hora simplesmente chegou”, disse Andrew Fleming, especialista em sensoriamento remoto da British Antarctic Survey, à BBC.

O A23a provavelmente será ejetado no que é a chamada Corrente Circumpolar Antártica, que o colocará em um caminho que se tornou conhecido como “beco de iceberg”, divulga a BBC.

Essa é a mesma corrente de água que o famoso explorador Ernest Shackleton usou em 1916 para fazer sua escapada de sucesso da Antártica após perder seu navio, o Endurance. Os restos da embarcação lendária foram descobertos ao largo da costa da Antártica no ano passado.

Fonte: CBS News


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo