O conglomerado suíço de alimentos e bebidas Nestlé foi declarado um patrocinador internacional da guerra, divulgou no Telegram em 2 de novembro a Agência Nacional de Prevenção da Corrupção (NACP) da Ucrânia.
A Nestlé tem mais de 2 mil marcas no mundo, incluindo produtos populares como KitKat, Nescafé, Nesquik, Nestea e muitos outros.
A companhia continua a operar na Rússia, fornecendo produtos e expandindo sua base de produção russa.
“Apesar do fato do lucro do mercado russo ser apenas um pouco mais de 2% do negócio total da Nestlé, a companhia ainda não ousou em deixar o mercado do estado terrorista”, disse a NACP.
“A Nestlé explicou sua posição dizendo que a companhia oferece à população russa produtos essenciais e também se importa com seus funcionários na Rússia. A Nestlé emprega mais de 7 mil pessoas na Rússia. Além disso, a companhia não apenas importa matéria-prima para necessidades básicas, mas também tenta enviar secretamente equipamento tecnológico para a Rússia desenvolver seu próprio negócio”, acrescentou a NACP.
Após a invasão em larga escala da Rússia à Ucrânia, a companhia anunciou a suspensão de exportações e importações do Kremlin, com exceção de produtos essenciais.
Prateleiras em lojas russas continuam repletas de produtos da Nestlé, disse a NACP, citando reportagens de fevereiro deste ano.
Fonte: News Yahoo