Nova ilha surgindo no Japão

Um professor associado do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio conduziu uma pesquisa aérea sobre Iwojima, que faz parte da cadeia de ilhas Ogasawara.

Erupções vulcânicas perto da Ilha de Ioto no Pacífico criaram uma nova ilha (NHK)

Um especialista japonês diz que erupções vulcânicas perto da Ilha de Ioto no Pacífico, também conhecida como Iwojima, criaram uma nova ilha.

Publicidade

O professor associado Fukashi Maeno do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio conduziu uma pesquisa aérea sobre Iwojima, que faz parte da cadeia de ilhas Ogasawara, em 30 de outubro.

Ele observou colunas de fumaça escuras, que continham rochas, sendo lançadas do mar a cada minuto, a cerca de 1Km ao largo da costa de Ioto.

Maeno disse que as colunas alcançaram alturas de mais de 50 metros e acrescentou que algumas das rochas lançadas no ar pelas erupções eram grandes.

Ele suspeita que erupções de vapor, causadas por magma entrando em contato com água do mar, estão ocorrendo.

O professor disse que uma ilha escura e arredondada medindo cerca de 100m de diâmetro foi formada ao norte das colunas.

Maeno disse que a superfície da ilha está coberta com rochas robustas. Ele citou que isso sugere que as rochas lançadas pelas erupções se amontoaram e criaram a ilha.

Uma fissura vulcânica não foi observada na pequena ilha, mas conjuntos de pedras-pomes flutuantes foram vistos em torno dela. Aparentemente também houve uma mudança notável na cor da água do mar em torno da ilha.

Maeno indicou que é provável que as erupções estejam ocorrendo em dois ou mais locais.

Ele disse que erupções ocorreram na área antes. Entretanto, o professor associado citou que já fazia muito tempo que uma atividade vulcânica no local não alcançava o nível que poderia fazer com que magma criasse uma ilha.

Maeno também disse que há relatos de que a pequena ilha ainda está expandindo e acrescentou que é possível que avance no crescimento, se erupções continuarem ocorrendo.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto no Nepal tira mais de 100 vidas

Publicado em 4 de novembro de 2023, em Ásia

O forte terremoto no Nepal, perto da divisa com a Índia, foi devastador, pois mais de uma centena de vítimas morreram e calcula-se mais de 500 feridos.

Cena da destruição causada pelo terremoto no Nepal (reprodução do X @mayareddykp)

Às 23h47 de sexta-feira (3) no horário local ou 3h02 de sábado (4) no horário de Tóquio, ocorreu um terremoto de magnitude preliminar de 5,6 na região oeste do Nepal, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Publicidade

Mais tarde, o Indian Times informou que o forte e destruidor terremoto foi de magnitude 6,4, conforme divulgação do Centro Sismológico Nacional do Nepal, com epicentro a 42km ao sul de Jumla, a 17,9km de profundidade. O forte tremor foi sentido também em Katmandu e nos distritos vizinhos, e até mesmo em Nova Delhi, na vizinha Índia.

Segundo a imprensa local, até o meio-dia de sábado (4) no Japão, foram confirmadas 128 mortes e calcula-se mais de 500 feridos. A imprensa local mostrou diversas casas desabadas e pessoas nas ruas. Também foram constatados deslizamentos em decorrência do forte terremoto.

O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, disse que as equipes da agência de segurança do país foram mobilizadas para o socorro. “Nossos pensamentos estão com as famílias enlutadas e desejamos aos feridos uma rápida recuperação”, declarou. Ao amanhecer, ele partiu de avião para visitar as áreas mais afetadas.

“A Índia é solidária com o povo do Nepal”, declarou o primeiro-ministro Narendra Modi após o terremoto devastador. 

Um terremoto de magnitude 7,8 em 2015 no Nepal matou cerca de 9 mil pessoas e danificou cerca de um milhão de estruturas. 

Veja um dos posts no X.

Fontes: USGS, Yomiuri, Times of India e News Sky

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão