Um especialista japonês diz que erupções vulcânicas perto da Ilha de Ioto no Pacífico, também conhecida como Iwojima, criaram uma nova ilha.
O professor associado Fukashi Maeno do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio conduziu uma pesquisa aérea sobre Iwojima, que faz parte da cadeia de ilhas Ogasawara, em 30 de outubro.
Ele observou colunas de fumaça escuras, que continham rochas, sendo lançadas do mar a cada minuto, a cerca de 1Km ao largo da costa de Ioto.
Maeno disse que as colunas alcançaram alturas de mais de 50 metros e acrescentou que algumas das rochas lançadas no ar pelas erupções eram grandes.
Ele suspeita que erupções de vapor, causadas por magma entrando em contato com água do mar, estão ocorrendo.
O professor disse que uma ilha escura e arredondada medindo cerca de 100m de diâmetro foi formada ao norte das colunas.
Maeno disse que a superfície da ilha está coberta com rochas robustas. Ele citou que isso sugere que as rochas lançadas pelas erupções se amontoaram e criaram a ilha.
Uma fissura vulcânica não foi observada na pequena ilha, mas conjuntos de pedras-pomes flutuantes foram vistos em torno dela. Aparentemente também houve uma mudança notável na cor da água do mar em torno da ilha.
Maeno indicou que é provável que as erupções estejam ocorrendo em dois ou mais locais.
Ele disse que erupções ocorreram na área antes. Entretanto, o professor associado citou que já fazia muito tempo que uma atividade vulcânica no local não alcançava o nível que poderia fazer com que magma criasse uma ilha.
Maeno também disse que há relatos de que a pequena ilha ainda está expandindo e acrescentou que é possível que avance no crescimento, se erupções continuarem ocorrendo.
Fonte: NHK