Os rebeldes Houthis do Iêmen sequestraram um navio de carga japonês, em uma rota marítima crucial do Mar Vermelho no domingo, disseram autoridades de Israel, tomando os mais de 20 tripulantes como reféns e aumentando o temor de que as tensões regionais intensificadas pelo conflito entre Israel e Hamas estejam afetando o cenário marítimo.
Os rebeldes Houthis são apoiados pelo Irã, os quais disseram que sequestraram o navio devido à sua conexão com Israel. O grupo alertou que continuaria a ter como alvo navios em águas internacionais que estivessem ligados ou fossem propriedade de israelitas até ao final da campanha de Israel contra os governantes do Hamas em Gaza.
“Todos os navios pertencentes ao inimigo israelense ou que lidam com ele se tornarão alvos legítimos”, disseram os Houthis.
Esse navio cargueiro fazia a rota Turquia a Índia, operado pela Nippon Yusen, a qual recebeu uma ligação da empresa britânica proprietária do navio na noite de domingo (19), horário do Japão.
Havia um total de 25 tripulantes a bordo, e a empresa disse ter recebido informações detalhadas sobre a segurança das 25 pessoas a bordo. A informação é de que são de países como Filipinas, México, Ucrânia, Bulgária e outros.
Os Houthis disseram que estão tratando os os tripulantes “de acordo com os valores islâmicos”, mas não informaram o significado.
Fontes: NHK, Mainichi e Euro News