A NASA alcançou um fato inédito após enviar uma mensagem a laser para a Terra de aproximadamente 16 milhões de quilômetros de distância dentro de 50 segundos.
Enquanto a agência espacial seja capaz há muito tempo de se comunicar com naves usando ondas de rádio, ela nunca havia sido capaz de enviar informação usando laser dessa distância do espaço.
A façanha, alcançada ao usar o experimento Deep Space Optical Communications (DSOC) da NASA a bordo da nave espacial Psyche, poderia algum dia permitir que humanos transmitam chamadas de vídeo em Marte.
O sistema é capaz de transmitir informação de 10 a 100 vezes mais rápido do que o atual equipamento de comunicações espaciais, de acordo com um comunicado de imprensa publicado na quinta-feira (23).
A NASA e outras agências espaciais estão competindo para levar humanos de volta à Lua dentro da próxima década, um passo em direção a suas ambições maiores de colonizar Marte.
Esses exploradores precisarão ser capazes de se comunicar com a Terra de forma eficaz, e o DSOC poderia ajudar com isso.
A comunicação óptica é a mesma tecnologia usada em internet de fibra ótica. O sinal de luz chega tão rápido como ondas de rádio, mas pode comunicar muito mais informação. Isso poderia oferecer uploads e downloads de banda elevada
Fonte: Business Insider