Foto ilustrativa de chuva no outono (PxHere)
Na quinta-feira (30) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou a previsão de um mês, de 2 de dezembro a 1.º de janeiro de 2024.
Publicidade
As temperaturas deverão ser mais elevadas em dezembro, uma vez que os efeitos da frente fria são fracos em todo o país. Em particular, as temperaturas no norte do Japão deverão ser bastante elevadas no início do período.
Isso se deve ao enfraquecimento do influxo de ar frio sobre o arquipélago japonês.
A temperatura média para o mês de dezembro deverá ser mais elevada do que o normal em todo o país, de Hokkaido a Okinawa.
Mais chuva do que o normal da época
Como a frente fria se move fracamente para o sul, é improvável que o padrão de pressão atmosférica de inverno se desenvolva sobre o Japão. As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico poderão ter muitos dias de chuva devido à influência da área de baixa pressão e frente de ar, com precipitação acima do normal na faixa de Kanto até Kyushu.
A tendência de seca das regiões de Tokai a Kyushu, que têm registrado poucas chuvas no outono, deverá ser resolvida. Isso poderá ajudar a normalizar o nível da água do Lago Biwa ou Biwako, pois está em risco de racionamento de água na região Kansai.
Em relação à região Hokuriku e as demais províncias do lado do Mar do Japão, deverão ter precipitação quase normal, mas as altas temperaturas dificultarão a formação de neve. Por isso, calcula-se que a quantidade de queda de neve poderá ser inferior à normal, o que poderá afetar as estações de esqui durante o feriado prolongado de fim e começo de ano.
À esq. área em azul marinho com previsão de mais chuva do que a média, e à dir. temperatura mais alta em todo o país (WeatherNews)
Fontes: WeatherNews e Weather Map