Soube-se do falecimento da mulher mais longeva do Japão, na manhã de terça-feira (12), Fusa Tatsumi (巽フサ), com 116 anos.
Ela residia em uma instituição de cuidados dos idosos na cidade de Kashiwara (Osaka) e foi considerada a mulher mais velha do país em abril do ano passado, pois nasceu em 1907.
Ela esteve bem até o começo deste mês, mas depois que sua respiração passou a ficar mais acelerada mostrava sinais de cansaço, disseram os funcionários da instituição. A causa da morte foi a idade avançada.
Fusa nasceu em Yao-cho, atualmente cidade de Yao (Osaka), como a segunda de 6 filhos da família. Casou-se aos 32 anos com um fruticultor que cultivava pêssegos e uvas, com quem teve 3 filhos. Deixou uma grande família enlutada, com 8 bisnetos e 3 tataranetos.
Em setembro deste ano, o governador da província de Osaka, Hirofumi Yoshimura e outras autoridades, presentearam-na com uma diploma de felicitações pela sua longevidade.
Na sua última festa de aniversário realizada em abril deste ano, os funcionários da instituição de idosos e familiares tiraram fotos com ela abraçando um boneco de pelúcia, do personagem Pikachu, sempre visto com ela, sorrindo.
Fontes: NTV e MBS