
Flores de cedro macho são responsáveis por dispersar o pólen (ilustrativa/banco de imagens)
A quantidade de pólen de cedro na primavera de 2024, provavelmente, será a mesma ou de alguma forma menor em comparação a médias anuais no Japão, sugerem descobertas de pesquisa do Ministério do Meio Ambiente.
Uma pesquisa conduzida pelo ministério em novembro e dezembro encontrou uma quantidade quase igual ou de alguma forma menor de flores de cedro macho a nível nacional comparada com a média dos últimos 10 anos. Flores de cedro macho são responsáveis por dispersar o pólen.
Em sua pesquisa anual, o ministério calcula o número de flores de cedro macho por metro quadrado de florestas de cedro artificiais. Para o estudo de 2023, o ministério cobriu Tóquio e outras 34 províncias, com Yamanashi recém-adicionada.
Ele descobriu que 23 províncias, ou cerca de 70%, das 34 com exceção de Yamanashi, tinham menos flores de cedro macho comparadas a anos normais.
Enquanto isso, mais flores de cedro macho do que o normal foram encontradas em Fukushima, Saitama, Osaka e em outras 8 províncias. Delas, Hyogo, Iwate, Aichi e Saitama tinham mais de 30% de flores de cedro macho do que em um ano médio.
De acordo com o ministério, o número de flores de cedro macho tende a cair no ano seguinte após presenciar um grande volume de liberação de pólen.
Acredita-se que a contagem de flores neste ano não aumentou porque a primavera de 2023 vivenciou uma dispersão massiva de pólen em muitas partes do Japão.
Fonte: Mainichi