O nível da água do Lago Biwa ou Biwako, que continua a diminuir, chegou a menos 75 centímetros na terça-feira (26). O governo da província de Shiga estabeleceu uma sede de contramedidas à seca por causa desse nível histórico.
Iria considerar um apelo específico para o uso adequado da água, mas com a queda de neve prevista na parte norte da província no final do ano, o nível da água tende a recuperar a partir de janeiro. O governo decidiu estabelecer a força-tarefa em 4 de janeiro após verificar como ficará o nível da água com o derretimento da neve.
Esta é a primeira vez em 18 anos, desde 2005, que o nível da água do Biwako chega a -75 centímetros.
Segundo o governo, a queda do nível da água aumentou o desnível entre o porto e o cais, causando dificuldades no embarque e desembarque de navios e das cargas em algumas áreas.
Para garantir a segurança, as escalas e desembarques do navio de aprendizagem ambiental da província de Shiga, o Uminoko, na Ilha de Chikubu e no Porto de Nagahama também foram suspensos.
“Gostaria de monitorizar de perto as informações”, disse o governador Daizo Mikazuki.
A água do Biwako é usada por aproximadamente 14,5 milhões de pessoas que vivem nas províncias de Shiga, Osaka, Quioto e Hyogo.
Fontes: Kyoto Shimbun e NHK