Cientistas no Japão criam primeiras imagens mentais do mundo com IA

A tecnologia, intitulada ‘decodificação cerebral’, permite a visualização de conteúdos perceptíveis com base em atividade cerebral e poderia ser aplicada a campos da medicina e bem-estar.

As descobertas foram recentemente publicadas online no jornal científico internacional Neural Networks (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas japoneses disseram que tiveram êxito em criar as primeiras imagens mentais do mundo de objetos e paisagens de atividade cerebral humana ao usar tecnologia de inteligência artificial (IA).

Publicidade

A equipe de cientistas do Instituto Nacional para Ciência Quântica e Tecnologia, um outro instituto e a Universidade de Osaka, conseguiram produzir imagens rústicas de um leopardo, com uma boca e orelhas reconhecíveis, assim como objetos como avião com luzes vermelhas em suas asas.

A tecnologia, intitulada “decodificação cerebral”, permite a visualização de conteúdos perceptíveis com base em atividade cerebral e poderia ser aplicada a campos da medicina e bem-estar.

As descobertas foram recentemente publicadas online no jornal científico internacional Neural Networks.

Estudos anteriores haviam mostrado que imagens vistas por participantes humanos poderiam ser reconstruídas a partir de atividade cerebral usando imagem de ressonância magnética funcional, ou fMRI, embora elas fossem limitadas a domínios específicos como letras alfabéticas.

Com base em métodos anteriores, a equipe desenvolveu uma tecnologia que quantifica atividade cerebral e permite que IA generativa desenhe imagens em combinação com técnicas preditivas para recriar objetos complexos.

Durante pesquisa foram mostradas aos participantes 1,2 mil imagens de objetos e paisagens, com a relação entre seus sinais cerebrais e as imagens analisadas e quantificadas usando fMRI. As mesmas imagens foram inseridas na IA generativa para ela aprender sua correspondência com a atividade cerebral.

A tecnologia pode ser usada no desenvolvimento de dispositivos de comunicação e para ter compreensão dos mecanismos do cérebro e de alucinações e sonhos, de acordo com o artigo.

Imagem de um leopardo exibida para pesquisadores e a imagem reconstruída por inteligência artificial regenerativa usando atividade cerebral (Japan Times)

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trabalhador morre prensado pelo basculante

Publicado em 18 de dezembro de 2023, em Acidentes

Ocorreu um acidente fatal de trabalho no centro de reciclagem em Nagoia.

Empresa onde aconteceu o acidente fatal de trabalho (CBC TV)

Segundo informações da polícia, pouco depois das 16h30 de sábado (16), nas dependências do Centro de Reciclagem Shionagi, em Minato-ku Shionagi-cho, cidade de Nagoia (Aichi), um trabalhador do sexo masculino, 60 anos, operava a caçamba de um caminhão basculante, para levantá-la, com dispositivo sem fio, quando caiu e ficou prensado.  

Publicidade

A polícia informou que a parte superior do seu corpo ficou presa pela caixa de carga. O trabalhador foi levado ao hospital, mas a morte foi confirmada cerca de 3 horas e meia depois.

No momento do acidente, não havia ninguém próximo à alavanca que acionava a caixa de carga, e não se sabe o motivo da queda ou abaixamento

Um colega de trabalho que estava no assento do passageiro do caminhão basculante percebeu o acidente e chamou o 119.

A polícia investiga a causa do acidente fatal de trabalho, se foi falha mecânica ou humana.

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão