Como é comemorado o Natal no Japão?

O Natal no Japão é comemorado de forma diferente por conta de seus costumes e tradições.

Créditos: Satoshi-K/iStock

Na maioria dos países ocidentais, o final do ano vem acompanhado das celebrações do Natal e do Ano Novo. Esta tradição está intrinsecamente ligada ao cristianismo e é uma das datas mais importantes para o comércio. Porém, nos países orientais, a celebração tem motivações que não são religiosas e vem caindo no gosto dos japoneses nas últimas décadas.

Publicidade

A origem do Natal no Japão

O Natal no Japão está desvinculado da religião, tendo em vista que o cristianismo só chegou ao país no século XVI, através da imigração dos espanhóis e portugueses. O Natal, como é conhecido atualmente, só começou a ser comemorado de fato pelos japoneses na década de 1980, principalmente por motivos relacionados à economia e ao comércio.

Como é o Natal no Japão?

Como a grande maioria dos japoneses são adeptos do Xintoísmo e do Budismo, o natal no Japão possui um significado diferente para eles, que celebram principalmente o amor e o romance entre os casais, sendo muito semelhante ao Dia dos Namorados. Também é muito comum amigos se encontrarem em bares no dia 24, véspera do natal, para realizarem uma confraternização.

Porém, com a grande globalização do mundo nas últimas décadas, os japoneses também se tornaram adeptos a todo o conceito estético ocidental do Natal. Assim, a comemoração tem incluído iluminação das casas, árvores decoradas, pessoas vestidas de Papai Noel e a realização da tradicional ceia de natal. Alguns também adotam outras tradições ocidentais, como a troca de presentes entre familiares na data, além de reunir toda a família no sofá da sala para passarem a data juntos.

Uma tradição que muitos japoneses têm é a de comer bolo e frango frito na ceia, especialmente os vendidos nas redes de restaurantes do KFC. Essa tradição iniciou-se com Takeshi Okawara, o primeiro dono de uma franquia da loja no país, que investiu em baldes decorativos de natal, o que acabou se popularizando no país.

O Natal não é considerado um feriado nacional, e as pessoas trabalham normalmente, tanto na véspera, quanto no dia. Porém, com a atual popularização da data, e o feriado oficial do dia 23 de dezembro, aniversário do atual imperador do país, muitas pessoas realizam a comemoração antecipadamente.

O comércio local também se beneficia muito da data e aposta em decorações e atrativos, para tornar a data cada vez mais presente na vida dos japoneses. Parques como a Disney e a Universal Studio Japan também realizam atrações especiais na data, que atrai muitos frequentadores.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Influenza em nível de alerta, incluindo as províncias com muitos residentes brasileiros

Publicado em 15 de dezembro de 2023, em Sociedade

Em geral, o pico da epidemia da influenza acontece no inverno, mas este ano se antecipou.

Vírus da influenza (Flickr)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou na sexta-feira (15) que as cerca de 5 mil instituições médicas notificaram 166.690 pacientes com influenza, entre 4 e 10 de dezembro.

Publicidade

Isso significa que a média nacional foi de 33,72 casos por instituição. Quando esse índice ultrapassa 30 é considerado nível de alerta, o que aconteceu pela primeira vez em 10 anos, nesta época, ou seja, epidemia antecipada. Houve um aumento de 126% em relação à semana anterior em todas as províncias. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas estimou o número de pacientes em aproximadamente 1.118.000.

Das 47 províncias 33 ultrapassaram o nível de alerta da influenza. Nessa semana de análise, 6.382 instituições de ensino foram fechadas ou as aulas foram suspensas. Das 14 províncias restantes, excluindo Okinawa, todas tiveram índice entre 20 a 30 pacientes por instituição, nível de atenção.

Mie, Gunma e Nagano entre as 10 províncias com os maiores índices de infecção pelo vírus da influenza (NHK)

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus também aumentou durante três semanas consecutivas. Em ambos os casos, existe o risco de aumento da infecção durante as festas de fim de ano e de Ano Novo, por isso os especialistas pedem cautela. Medidas como a vacinação, lavagem frequente das mãos, uso de máscara dependendo da situação e do ambiente, ajudam a evitar a infecção.

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!