Um alto responsável sul-coreano diz que o Norte pode lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) ainda neste mês.
O vice-conselheiro de Segurança Nacional., Kim Tae-hyo, fez o comentário durante uma entrevista para uma mídia sul-coreana nos EUA na quinta-feira (14).
“Acredito que haja uma possibilidade da Coreia do Norte lançar um ICBM em dezembro”, disse ele, mas não forneceu quaisquer detalhes concretos.
Kim está nos EUA para participar de uma reunião do Grupo Consultivo Nuclear. Os EUA e a Coreia do Sul estão discutindo o compartilhamento de informação em relação à operação de forças nucleares.
A mídia sul-coreana disse há expectativa de que autoridades dos EUA e da Coreia do Sul discutam ações de Pyongyang relacionadas ao ICBM durante a reunião bilateral.
Kim também disse que dissuasão estendida é uma maneira segura “para evitar um ataque nuclear norte-coreano com antecedência e enfrentar de forma firme um ataque nuclear imediatamente em um estágio inicial no caso de um cálculo errado norte-coreano”. Ele enfatizou que Seul e Washington fortalecerão a dissuasão contra o Norte.
Ele também disse que um mecanismo o qual permitirá que a Coreia do Sul, EUA e Japão compartilhem informação rapidamente sobre lançamentos de mísseis da Coreia do Norte está quase completo.
Fonte: NHK