A Daihatsu Motor está com paralisação da produção em todas as suas 4 plantas, possivelmente até o fim do mês de janeiro de 2024, por causa das fraudes de inspeção.
A montadora faz ações de contribuição social nas cidades de Ikeda (Osaka), onde está instalada sua matriz, como também em Ryuo (Shiga), onde tem uma planta.
Na cidade de Ikeda, quando nasce o terceiro filho, a Daihatsu tem um programa de emprestar gratuitamente um carro novo para ser usado por 3 anos. Atualmente são 354 pessoas beneficiárias dessa ação social.
Já em Ryuo, a mulher que tem o segundo filho pode se beneficiar desse programa. No entanto, após esse escândalo, uma gestante que em breve terá seu segundo bebê disse que “estava pensando que preciso trocar de carro e iria usar esse programa, mas agora com esse problema, não sei o que fazer”.
Em Ryuo são 31 pessoas beneficiadas com esse programa, desde 2 anos atrás quando começou. Havia mais 5 pessoas inscritas para serem beneficiárias mas ainda não se sabe se a Daihatsu poderá ceder os veículos.
Com a paralisação para verificar todos os processos de inspeção esse programa social está com a atividade suspensa, até que tudo esteja resolvido. A Daihatsu informou que esses carros já emprestados não têm problemas.
Fontes: NTV e MBS